O fato: A Xiaomi anunciou, nesta segunda-feira (18), que elevou sua previsão de vendas de carros elétricos para 130 mil unidades em 2024. A meta foi revisada pela terceira vez este ano, impulsionada pelo crescimento de 30,5% na receita da empresa no terceiro trimestre.
Detalhes: A fabricante chinesa iniciou o ano com uma meta de 76 mil unidades para o sedã elétrico SU7, que foi revisada para 120 mil antes de ser ajustada novamente. O SU7, lançado em março, se destaca pelo design inspirado na Porsche e pelo preço competitivo, custando menos de US$ 30 mil em sua versão básica, US$ 4 mil mais barato que o Tesla Model 3 na China. A empresa também introduziu o modelo premium SU7 Ultra, com preço acima de US$ 110 mil, para atender à crescente demanda por veículos de luxo.
Contexto: A China, maior mercado automotivo do mundo, registrou um crescimento de 56,7% nas vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in em outubro, consolidando a liderança dos modelos movidos a bateria sobre os carros a combustão.
Produção e inovação: Desde junho, a Xiaomi dobrou os turnos de produção e alcançou uma capacidade de 20 mil veículos por mês, com planos de expansão. A empresa também intensifica os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), especialmente em tecnologias de direção autônoma. “Estamos aprimorando nosso hardware e software enquanto continuamos a investir em novos modelos”, afirmou Lu Weibing, presidente da Xiaomi.