🚍 Dimas Barreira: “Se licitar hoje, dá deserta”. O transporte coletivo de Fortaleza no limite

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por que importa:
No Focus Colloquium com Dimas Barreira, o presidente do Sindiônibus relata que Fortaleza corre risco real de colapso no transporte coletivo. A cidade transportava 1,1 milhão de passageiros por dia em 2015. Hoje, são apenas 520 mil. Frota envelhecida, subsídio insuficiente e perda contínua de usuários colocam o sistema na beira do abismo.

📉 O retrato da crise

  • Queda na demanda: de 1,15 milhão (2015) para 520 mil passageiros/dia (2025).
  • Frota reduzida: de 1.904 ônibus (2015) para 1.230, com idade média de 8 anos (antes era 4 anos).
  • Envelhecimento visível: há ônibus com 15 anos circulando.
  • Custo real da tarifa: seria R$ 7,27 sem subsídio. Hoje, o usuário paga R$ 4,50.

🛑 O risco imediato

“Se houver uma licitação hoje, ela será deserta. Não há mais interesse, porque o negócio se tornou inviável.” — Dimas Barreira

💸 Subsídio atual x necessário:

  • Prefeitura paga hoje R$ 14,5 milhões/mês (R$ 12 mi para equilíbrio + R$ 2,5 mi para gratuidade estudantil).
  • Mas deveria ser R$ 24,5 milhões/mês, segundo as próprias contas da prefeitura.
    ➡️ Faltam R$ 10 milhões por mês.

🔥 O efeito dominó:

  • A primeira torneira que se fecha é a renovação da frota.
  • Manutenção explode.
  • Frequência dos ônibus despenca.
  • Passageiros migram para motos e aplicativos.
  • Trânsito mais caótico, mais acidentes, mais poluição.
    ➡️ “É um ciclo de deterioração. Quando um prato cai, todos caem.” — Dimas

🚦 Por que isso afeta toda a cidade:

“Sem ônibus, nenhuma cidade funciona. Viaduto em cada esquina não resolve. Um ônibus ocupa 17 vezes menos espaço que um carro.”

Fortaleza, sem metrô estruturante, depende majoritariamente dos ônibus. A fuga para motos e carros já estrangula o trânsito e amplia o número de acidentes.

🧠 O erro histórico:

Dimas admite:

“Eu dizia que tarifa era uma conta técnica. Não é. Tarifa é decisão política.”

O transporte coletivo não é mercado. É infraestrutura pública, como saúde, educação e segurança.

🚍 O caso do TopBus:

  • Serviço de ônibus por demanda, único no Brasil.
  • Foi pensado como alternativa moderna, inspirado em modelos internacionais.
  • Funciona, mas não se sustenta financeiramente.
  • Frota de 44 veículos, cada vez mais envelhecida, área de atendimento reduzida.

🏙️ Soluções, segundo Dimas:

  • Modelo de financiamento compartilhado: prefeitura, estado e União.
  • Custear o serviço por disponibilidade, não por passageiro.
  • Fortalecer o transporte coletivo e estimular bicicletas.

“Para cidades até 5 milhões de habitantes, a solução é ônibus + bicicleta.”

🏚️O fundo do poço:

Fortaleza já transporta menos passageiros que no auge da pandemia. Se a curva não for revertida, o colapso é questão de tempo.

“O transporte coletivo é o serviço que dá acesso a todos os outros serviços. Saúde, educação, trabalho… Sem ônibus, a cidade condena os mais pobres à exclusão.” — Dimas Barreira

Assista agora:

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

MAIS LIDAS DO DIA

Fortaleza quer responsabilizar locatário por barulho e infrações urbanas

STJ anula condenação de segurança que furtou fraldas e leite para filha

TST reafirma condenação por assédio com base em relato da vítima e omissão da empresa

Setor de alimentação fora do lar no Ceará aposta em recuperação no fim de 2025

Ceará alcança marco histórico com 101 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Lula sanciona Lei Moro que endurece combate ao crime organizado

Bebê Reborn – a infância perdida; Por Walter Pinto Filho

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

ICM faz seminário para criar base de dados e análises que subsidiem políticas públicas