
O Governo Federal habilitou 130 municípios do Ceará para a construção de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), voltado a cidades com até 50 mil habitantes. Em todo o Brasil, foram selecionadas 2,7 mil localidades.
Próximos passos
As prefeituras devem agora apresentar a documentação necessária à Caixa Econômica Federal para dar continuidade ao processo. O aporte previsto pela União é de R$ 140 mil por residência. O prazo para envio das informações termina em março de 2026.
Impacto no Ceará
O governador Elmano de Freitas celebrou a habilitação dos municípios cearenses:
“Ter uma casa para morar é ter dignidade, segurança e esperança para o futuro. Seguimos firmes, junto com o Governo Federal e os municípios, para garantir moradia digna e construir um Ceará mais justo e humano.”
Critérios de seleção
Segundo o Ministério das Cidades, os municípios contemplados foram escolhidos com base em parâmetros técnicos ligados a desenvolvimento urbano, econômico e social, sempre priorizando a qualidade de vida da população.
O financiamento das unidades habitacionais será feito com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).