Sarto arrasta RC para seus memes: veja a análise do peso dos padrinhos

COMPARTILHE A NOTÍCIA

 

 

 

 

 

 

 


O que está acontecendo:

Nos últimos dias, a campanha de José Sarto à reeleição em Fortaleza tem enfatizado a presença de Roberto Cláudio. Sarto está colando sua imagem ao ex-prefeito, que possui 63% de imagem positiva na Capital (pesquisa FocusPoder/AtlasIntel). Detalhe: a dupla usa a linguagem peculiar ao entretenimento das redes sociais. E tome dancinha e coisas do tipo.

A imagem positiva de RC indica que seu peso é muito importante na tentativa de melhorar o posicionamento público de um prefeito que possui, até aqui, somente 27% de ótimo/bom e 37% de aprovação, lutando contra candidaturas fortes à esquerda e à direita.

Leia Também
+ Justiça proíbe RC de impulsionar conteúdo a favor de Sarto

Por que importa:
RC, ao lado de Camilo Santana, que apoia Evandro Leitão (PT), são as figuras políticas mais bem avaliadas em Fortaleza, superando até o presidente Lula. Com Ciro Gomes atuando apenas nos bastidores devido à sua significativa rejeição, Sarto busca se apoiar em RC para agregar valor à sua campanha. Por óbvio, é uma contraposição a Evandro, apadrinhado por Camilo, Lula e Elmano, e a André Fernandes, que tem Bolsonaro como ativo eleitoral em Fortaleza.

O cenário:

  • Ciro nos bastidores: Apesar de ser o mentor da candidatura de Sarto em 2022, Ciro Gomes optou por não participar ativamente da campanha atual devido ao seu saldo negativo de imagem (-14pp).
  • Apoio estratégico: RC, com alta aprovação, é crucial para Sarto, enquanto Camilo, com igual popularidade, fortalece a campanha de Evandro Leitão. Já Cid Gomes, com um saldo positivo de 12 pontos percentuais, tende a agregar mais à campanha de Evandro do que Luizianne Lins, que possui 53% de rejeição. No entanto, até aqui, os dois citados não foram apresentados na campanha do petista.

Aqui está a leitura dos resultados da pesquisa FocusPoder/AtlasIntel:

  1. Camilo Santana e Roberto Cláudio: Ambos lideram com 63% de imagem positiva, destacando-se como as figuras políticas mais bem vistas em Fortaleza. Isso coloca os dois em uma posição privilegiada para influenciar o cenário político local, com uma vantagem de +33 pontos percentuais sobre sua imagem negativa.
  2. Lula: O presidente Lula possui uma imagem positiva de 54%, com 44% de negativa, resultando em uma vantagem de +10 pontos percentuais. Apesar de ser uma figura muito influente em disputas no Ceará, sua aprovação em Fortaleza é inferior à de Camilo e RC.
  3. Cid Gomes: O ex-governador tem 48% de imagem positiva contra 36% de negativa, resultando em um saldo positivo de +12 pontos percentuais. Ou seja, Cid mantém um papel conderável no cenário político e eleitoral de Fortaleza, tendo uma imagem melhor do que outros políticos com ligações mais históricas com Fortaleza, incluindo seu irmão Ciroi, que foi prefeito mda Capital há quase quatro décadas.
  4. Luizianne Lins: A ex-prefeita tem 45% de imagem positiva, mas enfrenta uma imagem negativa de 53%, o que lhe dá um saldo negativo de -8 pontos percentuais.
  5. Elmano de Freitas: O atual governador tem uma imagem positiva de 39% e uma negativa de 44%, o que resulta em um saldo negativo de -5 pontos percentuais. Sua imagem está relativamente equilibrada, mas com uma leve inclinação negativa.
  6. Ciro Gomes: Ciro tem 39% de imagem positiva e 53% de negativa, o que lhe confere um saldo negativo de -14 pontos percentuais. Isso reflete o declínio na sua popularidade, apesar de seu papel histórico na política cearense.
  7. Jair Bolsonaro: O ex-presidente tem a pior avaliação, com 27% de imagem positiva e 63% de negativa, resultando em um saldo negativo de -36 pontos percentuais. Mesmo assim, Bolsonaro continua sendo uma figura polarizadora, especialmente em Fortaleza.

Esses resultados sugerem que, na disputa pela influência em Fortaleza, figuras locais como Camilo Santana e Roberto Cláudio têm vantagem, enquanto políticos nacionais e regionais enfrentam desafios maiores na percepção pública.

Veja mais quadros da pesquisa FocusPoder/AtlasIntel

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

Aprovação sólida mantém Elmano favorito a mais de um ano da eleição

Brasil tem 37,8% de trabalhadores informais; Saiba o tamanho da formalidade e da informalidade no Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Ser político é diferente de fazer política; Por Gera Teixeira

Receitas para “invenção” do Brasil; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível