
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Um sistema inovador e sustentável, capaz de restabelecer o equilíbrio do ecossistema, está sendo implantado no trecho 6 do Parque Rachel de Queiroz, que está em obras de requalificação pelo Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS). O processo conhecido mundialmente como Wetlands (zona úmida construída) vai favorecer ambientalmente o Riacho Alagadiço e beneficiar a fauna e a flora da região, como também os moradores do entorno do recurso hídrico.
Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o sistema projetado que está em implantação consiste na criação de lagoas artificiais que irão abrigar plantas e outros organismos vivos para atuar como “filtros” capazes de remover ou reduzir uma série de poluentes, como matéria orgânica e metais pesados da água provenientes da drenagem natural ou da chuva, tratando o recurso hídrico antes de ele chegar ao seu destino final.
O sistema também trará benefícios para os moradores da região, a exemplo da prevenção de alagamentos. A implantação das Wetlands aumentará a capacidade de armazenamento de água do Riacho Alagadiço naquele trecho e, durante o período de chuvas intensas, o sistema acumulará as cheias resultantes de águas fluviais, impedindo que se dirijam para ruas e avenidas, prevenindo, assim, alagamentos na região.







