
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Papa Francisco disse que se inspirou no imã Ahmad Al-Tayyebem, um dos principais clérigos muçulmanos do mundo, para escrever sua nova encíclica. O chefe do Vaticano já foi visto junto em outras ocasiões com o clérigo considerado como autoridade máxima no islamismo sunita.
“Se na redação da Laudato si’ [sua segunda encíclica] tive uma fonte de inspiração no meu irmão Bartolomeu, o patriarca ortodoxo que propunha com grande vigor o cuidado da criação, agora senti-me especialmente estimulado pelo grande imã Ahmad Al-Tayyeb, com quem me encontrei, em Abu Dhabi”, escreveu o Sumo Pontífice.
O texto ainda cita Al-Tayyeb em quatro passagens que falam sobre o “enfraquecimento dos valores espirituais”, o relacionamento entre Ocidente e Oriente, o comprometimento com a tolerância e a incompatibilidade entre religiões e guerra.
“Naquele encontro fraterno [em Abu Dhabi], que recordo jubilosamente, com o grande imã Ahmad Al-Tayyeb declaramos – firmemente – que as religiões nunca incitam à guerra e não solicitam sentimentos de ódio, hostilidade, extremismo nem convidam à violência ou ao derramamento de sangue”, continua o texto.







