
Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.com.br
O governador Camilo Santana (PT) deixou nas entrelinhas que o fato de Izolda Cela assumir o Governo do Ceará a partir de 02 de abril a coloca em condições vantajosas para se tornar a candidata da aliança governista na sucessão estadual.
“Izolda é a vice dos sonhos de qualquer governador. Ela é uma mulher altamente preparada, conhecedora da realidade do Estado e da estrutura do Governo. Vai assumir o Governo com a minha saída… e tem direito de disputar a reeleição”, declarou Camilo Santana.
A declaração é uma dos principais momentos da entrevista que marca o início da parceria entre o Focus.jor e a TVDD, a TV da Casa de Vovó Dedé. A conversa, que é parte do Focus Colloquium vai ao ar na noite da próxima terça-feira, às 20 horas, nas diversas redes sociais do Focus e da Casa.
Sempre muito cuidadoso com as palavras, Camilo pontuou o nome de Izolda Cela em vários momentos da entrevista. Ao ser indagado se as citações recorrentes eram frutos de uma preferência pessoal em relação à escolha do candidato ao Governo do grupo governista, Camilo disse o seguinte:
“Não preferência… Mas a Izolda é a vice dos sonhos de qualquer governador. Ela é uma mulher altamente preparada, conhecedora da realidade do Estado e da estrutura do Governo. Vai assumir o Governo com a minha saída. Vai virar governadora. E assim… parto do princípio que se ela está como governadora e tem direito a ir para uma reeleição, ela, para mim… ela já sai como… não vou dizer com uma vantagem perante os outros… enfim, isso é um debate. Nós nunca decidimos as coisas individualmente. Sempre foi dialogando e construindo os caminhos. Vamos ver se ela representará o melhor caminho para esse projeto, será o Roberto, se será o Mauro ou se será o Evandro. Pode ser que surja outro até lá”.
A escolha do candidato governista, que lista os nomes pedetistas de Roberto Cláudio, Izolda Cela, Evandro Leitão e Mauro Filho, vem chamando a atenção pelo fato novo que ganhou força pela via dos petistas que renegam a possível indicação do ex-prefeito de Fortaleza. Nas redes sociais, é usual o momento de petistas e área de influência em defesa do nome da vice-governadora.
Sobre a candidatura ao Senado, o governador ainda fala com os cuidados usuais para essas situações. [Mantenho a linha de] fazer a boa política. A política verdadeira no sentido de servir às pessoas. É uma doação”.
A postura tranquila e conciliadora que marca a trajetória do político Camilo santana muda quando é perguntado acerca da relação do presidente Jair Bolsonaro com o Ceará. “Vemos hoje um desrepeito à Federação. Nunca fomos ouvidos. O presidente nunca convocou os governadores para discutir a pandemia. Nunca convocou os governadores para discutir absolutamente nada. Nenhuma política. Seja da educação, fiscal, enfim. Não tenho dúvidas a respeito dos prejuizos causados ao Estado do Ceará”.
Assista no link abaixo: