Há duas pesquisas em produção acerca das eleições para o Governo do Ceará. Uma do Paraná Pesquisas e outra do Vox. A primeira é por iniciativa do próprio instituto. A segunda é uma encomenda do PT. Pelo que se sabe, uma insistência do ex-governador Camilo Santana, que busca o instrumento para ajudar a balizar as conversas e tomadas de decisão.
Tanto uma quanto a outra estão devidamente registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, servem para ser divulgadas pela imprensa.
São questionários bem diferentes. O do Paraná não trabalha com a possibilidade de ruptura da aliança do PDT com o PT e outros. Portanto, nas simulações, coloca o nome de Roberto Cláudio (PDT) contra Capitão Wagner (UB) e Adelita (Psol). A outra simulação apenas substitui o nome e RC pelo de Izolda Cela.
Já a pesquisa do Vox, cujo campo já foi finalizado, é mais ampla e até simula perguntas com o apoio dos padrinhos nacionais dos pré-candidatos.
Como se trata de uma encomenda do PT, essa pesquisa simula confrontos que abrangem diversas possibilidades. Há perguntas que simimulam o confronto de RC contra Capitão e o confronto do Capitão contra Izolda.
Outra pergunta simula o confronto entre o Capitão, RC e cada um dos possíveis candidatos do PT: Luizianne Lins, José Aírton e Guimarães. Como Izolda unifica o PT com o PDT, não há simulagção da governadora contra o Capitão e um petista.
Na sequência, o Vox coloca a seguinte questão: Capitão Wagner, com apoio de Bolsonaro; Luizianne Lins, com apoio de Camilo Santana e Lula; Roberto Cláudio, com apoio de Cid e Ciro Gomes. E assim por diante substituindo Luizianne por Guimarães e Aírton.
Vejam só: na hora de fazer a mesma simulação incluindo o nome de Izolda no lugar do de RC, vejam como é a questão colocada para os entrevistados: Capitão Wagner, do União Brasil com apoio de Bolsonaro contra Izolda Cela, do PDT, com apoio de Cid e Ciro Gomes, Camilo Santana e Lula. Sim, é o sonho unificado de Camilo.
Tal pergunta quer mostrar uma resposta específica: com padrinhos tão influentes o desempenho de Izolda tende a transformar a eleição em um caminho mais sólido e, naturalmente, mais barato.
No mais, as duas pesquisas estão batendo o retrato do momento acerca do que os eleitores do Ceará estão tendendo a optar em relação às disputas de senador e presidente da República.