Governo do Ceará: há duas pesquisas no forno e uma delas é a encomenda do PT

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Há duas pesquisas em produção acerca das eleições para o Governo do Ceará. Uma do Paraná Pesquisas e outra do Vox. A primeira é por iniciativa do próprio instituto. A segunda é uma encomenda do PT. Pelo que se sabe, uma insistência do ex-governador Camilo Santana, que busca o instrumento para ajudar a balizar as conversas e tomadas de decisão.

Tanto uma quanto a outra estão devidamente registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, servem para ser divulgadas pela imprensa.

São questionários bem diferentes. O do Paraná não trabalha com a possibilidade de ruptura da aliança do PDT com o PT e outros. Portanto, nas simulações, coloca o nome de Roberto Cláudio (PDT) contra Capitão Wagner (UB) e Adelita (Psol). A outra simulação apenas substitui o nome e RC pelo de Izolda Cela.

Já a pesquisa do Vox, cujo campo já foi finalizado, é mais ampla e até simula perguntas com o apoio dos padrinhos nacionais dos pré-candidatos.

Como se trata de uma encomenda do PT, essa pesquisa simula confrontos que abrangem diversas possibilidades. Há perguntas que simimulam o confronto de RC contra Capitão e o confronto do Capitão contra Izolda.

Outra pergunta simula o confronto entre o Capitão, RC e cada um dos possíveis candidatos do PT: Luizianne Lins, José Aírton e Guimarães. Como Izolda unifica o PT com o PDT, não há simulagção da governadora contra o Capitão e um petista.

Na sequência, o Vox coloca a seguinte questão: Capitão Wagner, com apoio de Bolsonaro; Luizianne Lins, com apoio de Camilo Santana e Lula; Roberto Cláudio, com apoio de Cid e Ciro Gomes. E assim por diante substituindo Luizianne por Guimarães e Aírton.

Vejam só: na hora de fazer a mesma simulação incluindo o nome de Izolda no lugar do de RC, vejam como é a questão colocada para os entrevistados: Capitão Wagner, do União Brasil com apoio de Bolsonaro contra Izolda Cela, do PDT, com apoio de Cid e Ciro Gomes, Camilo Santana e Lula. Sim, é o sonho unificado de Camilo.

Tal pergunta quer mostrar uma resposta específica: com padrinhos tão influentes o desempenho de Izolda tende a transformar a eleição em um caminho mais sólido e, naturalmente, mais barato.

No mais, as duas pesquisas estão batendo o retrato do momento acerca do que os eleitores do Ceará estão tendendo a optar em relação às disputas de senador e presidente da República.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Movimentos de Rueda em PE e no CE revelam nova lógica do UPb e reconfiguram o jogo político no Ceará

AtlasIntel revela consenso nacional contra o dono do Banco Master e expõe crise de confiança no sistema financeiro

Obtuário: Frank Gehry e o fim de uma era em que a arquitetura acreditava poder mudar cidades

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

MAIS LIDAS DO DIA

Hapvida sinaliza sucessão no comando e redesenha cúpula executiva

Receita de bolo e de democracia para este Natal; Por Paulo Elpídio

No silêncio do seu grito; Por Walter Pinto Filho