Izolda Cela deixa o PDT

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Fábio Campos

Pronto. Uma definição muito importante e esperada acaba de se concretizar. A governadora deixa o PDT e, portanto, fica livre para se filiar a outro partido ou permanecer sem partido. Porém, livre, leve e solta para apoiar a aliança estruturada com o PT na cabeça.

Configura-se assim outra importante etapa da tempestade que tomou conta da política do Ceará. São circunstâncias típicas do fim de um ciclo político. Tudo isso é fruto do efeito Cid Gomes, que se manteve distante de tudo, até mesmo do lançamento da candidatura presidencial do irmão Ciro.

Sim, Camilo Santana não estaria tão desenvolto nos bastidores não fosse o, digamos, aval semi-ausente de Cid Gomes. Os dois estiveram juntos na última quarta-feira e todo o mundo político notou que Camilo voltou dessa conversa vitaminado para agir.

Entendam: Izolda é a alma do mais reluzente projeto de educação pública estruturado nesse Brasil varonil. Começou na vida pública/política com Cid na Prefeitura de Sobral. Oito anos. A seguir, mais oito anos com Cid no Governo do Ceará. Não é à toa que a governadora carinhosamente cite o senador Cid em sua despedida do PDT.

Lembro-me como se hoje fosse de dois telefonemas que recebi do então governador Cid Gomes. O primeiro, logo depois da posse, para dizer-me que o projeto da educação seria o feijão com arroz que funciona. Assim publiquei em minha Coluna Política.

O segundo, para me colocar em contato com a secretária Izolda para que a própria me detalhasse o programa de educação que entraria em vigor. Este mesmo programa que deu os saltos na educação do Estado e que é propagado aos quatro ventos por Ciro Gomes como referência a ser seguida.

Do ponto de vista político, Izolda segue o rumo que poucos esperavam há apenas 15 dias. Certamente, Ciro não fazia essa aposta. Muito menos RC. No entanto, as variáveis agiram e as coisas se fizeram dessa forma: rápidas e cortantes.

Camilo e o PT com a faca nos dentes. Empoderados pela máquina e pelas circunstâncias políticas capazes de juntar Lula e Tasso, o tucano que mereceu um decreto lulista para ser derrotado em 2010 na tentativa de reeleição para o Senado. Tasso era o mais temido e respeitado opositor do petismo no Congresso. No Ceará, o grupo de Ciro acatou a vontade de Lula.

O PDT e seus próceres fizeram coisas com Izolda que não se faz com governante nenhum. Muito menos quando se trata de uma pessoa com tal trajetória e com tantos serviços prestados ao grupo. O carioca Calos Lupe vir aqui e atropelar a pré-candidatura de Izolda foi algo que certamente não ficaria sem resposta.

Levar a governadora do partido a uma disputa por votos de membros de diretório estadual, alguns de baixa significância, também não é algo aconselhável. O potencial de levar a uma resposta desse tipo era imensa. Deu no que deu.

Está claro: o objetivo é isolar a candidatura de Roberto Cláudio e o PDT. Tudo está am andamento. Por óbvio, a fala de André Figueiredo afirmando que o Governo Izolda está demitindo gente do PDT que ocupa cargos no Governo apenas precipitou uma decisão que parecia inevitável.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono