Por Átila Varela
atila@focuspoder.com.br
Três cearenses vão assumir o comando do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) no biênio 2023-2025.
Os cearenses são Fernando Braga, Léo Carvalho e Germana Moraes. A composição ficará assim: Fernando presidente, Germana vice e Léo corregedor.
A posse está prevista no dia 3 de abril, na sede do TRF5, em Recife.
Perfis
Fernando Braga é desembargador federal do TRF5. Foi titular da Procuradoria da República no município de Sobral. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Possui experiências como professor de graduação e pós-graduação em instituições no Ceará e no Rio de Janeiro.
Germana Moraes é graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, estágio pós-doutoral na Pontifício Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-doutorado na PUC-RJ em Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional. Atua como juíza Federal no Ceará desde 1991. De 2005 a 2007 foi membro na primeira gestão do Conselho Nacional de Justiça, onde participou da coordenação de projetos nacionais relativos à instalação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e ao Movimento pela Conciliação. Foi procuradora da Fazenda Nacional e exerceu a direção do Foro da Justiça Federal no Ceará no período de 2000 e 2005. Atualmente, é integrante da Rede de Conhecimentos especializados das Nações Unidas “Harmonia com a Natureza” (Harmony with Nature UN).
Leonardo Carvalho é desembargador do TRF5 há quase seis anos. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Unifor.
No decorrer do período como desembargador do TRF, Carvalho atuou como vice-coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs), presidiu a segunda Turma de Julgamento do TRF5 (biênio 2019/2021) e foi diretor do Gabinete da Revista (biênio 2019/2021), coordenando uma reformulação no modelo de organização da publicação