O crédito em seu melhor momento. Por Maria Monteiro

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Maria Monteiro, economista e Gerente de Modelagem de Crédito de Serasa. Foto: Divulgação

Ventos vindos de todas as direções carregam boas notícias sobre os indicadores de economia e reforçam a nossa percepção de que o crédito começa a viver um de seus melhores momentos no país. Poderia citar a redução na taxa de juros anunciada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central ou as duas quedas seguidas nos índices de inadimplência medidos pela Serasa nos meses de junho e julho, mas há mais novidades que precisamos compartilhar com os brasileiros.

Com 14 anos de atuação no mercado de crédito, renovo meu entusiasmo sempre que posso transmitir informações favoráveis para o setor, como as que anunciamos em primeira mão aos líderes de algumas das principais empresas do país: nossa plataforma Serasa Crédito, o maior marketplace do mercado, está recebendo mais de 1 milhão de novos usuários por mês e 7 milhões de pessoas simulando em busca de crédito e produtos financeiros por mês.

Ao mesmo tempo que esses indicadores ilustram o nosso crescimento, são volumes que espalham otimismo pelo mercado, pressentindo que o crédito tende a ficar mais barato. Ao apresentarmos oficialmente um novo modelo de inteligência de crédito, que dá mais agilidade e assertividade para oferta de crédito à definição de cada parceiro, ouvimos do economista Ricardo Amorim, que nos acompanhou numa Live, que não estamos com um pensamento isolado. “Também acredito num futuro melhor”, diagnosticou uma das principais vozes do mundo econômico brasileiro.

Segundo Amorim, há inúmeros fatores contribuindo para esse diagnóstico esperançoso do Brasil, como a inflação mais baixa do que a de países mais desenvolvidos, a consistência do real em comparação a moedas de outras nações, a revisão alvissareira do FMI sobre o PIB brasileiro e o trinômio juros, inadimplência e desemprego em queda. Consequência desse cenário, mais gente voltará a buscar crédito.

E estamos preparados.

Sem receio de soar exageradamente confiante, asseguro que o novo modelo de avaliação de crédito que nosso marketplace está disponibilizado ao mercado traz uma expertise completa, com dados transacionais de nosso próprio bureau e o histórico dos usuários dentro do ecossistema Serasa, permite desenhar um perfil ainda mais preciso dos consumidores e adaptado à cada modalidade (empréstimo, financiamento, cartão, consórcio, conta digital etc) e oferece um completo conjunto de ferramentas que inibem a fraude. O controle de privacidade, a segurança de informação e trilha de auditoria do novo modelo propiciam, por fim, uma redução significativa na análise de crédito e ao mesmo tempo mais consumidores com o seu pedido de crédito aprovado.

Testes iniciais da nova ferramenta com parceiros de longa data detectaram uma probabilidade quatro vezes maior de aprovação (com taxa de sim na ordem de 87%), redução do tempo de mudanças em políticas de crédito de 15 dias para dois ou três dias apenas e queda nos índices de inadimplência dos clientes aprovados. Estamos prevendo um ciclo econômico favorável e queremos aproveitá-lo para democratizar o crédito responsável, cumprindo assim o nosso propósito.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

MAIS LIDAS DO DIA

STF abre credenciamento para julgamento de Bolsonaro e aliados no caso da trama golpista

Governo anuncia R$ 12 bi de crédito para inovação da indústria 4.0

Inflação em queda: prévia de agosto registra deflação de 0,14% com energia, alimentos e combustíveis mais baratos

Fortaleza. Beira Mar

Prefeitura de Fortaleza suspende permissões por 180 dias para reordenar a Beira-Mar

Vale-transporte na mira do STF um benefício social não pode virar tributo; Por Érica Martins

Hapvida dá passo ousado no Rio: hospital barato, estratégia bilionária

A advocacia em transformação: do papel à inteligência artificial – Quatro décadas de evolução na prática jurídica. Por Cleto Gomes