Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

PIB cearense cresce 2,42% em 2023 puxado pela agropecuária

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou crescimento de 2,42% em 2023, enquanto o resultado do Brasil ficou em 2,9%. O desempenho da economia cearense no quarto trimestre do ano passado apresentou uma expansão de 5,14% em relação a igual período de 2022, acima do nacional, que fechou em 2,1%. Ao comparar o quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre do mesmo ano, o PIB cearense passou por elevação de 1,62%, enquanto o PIB brasileiro permaneceu estável, com 0,0%.

Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará, em 2023, ficou com Serviços, que apresentou desempenho de 3,40%, superando o do Brasil, de 2,4%. O segundo melhor resultado foi o da Indústria, com 1,09%, ficando a Agropecuária com índice negativo, de -6,40%, enquanto o nacional foi de 1,6% e 15,1%, respectivamente.

A previsão do PIB estadual para 2024, de acordo com estimativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), é de 2,31%, índice superior ao previsto para o índice nacional, de 1,78%, segundo o Boletim Focus do Banco do Brasil. A estimativa inicial – de dezembro de 2023 – era que o PIB do Ceará atingisse, este ano, 1,91%, índice que, na época, também superava a previsão para o Brasil, de 1,50%.

Ao analisar as taxas de crescimento do Valor Adicionado por setores no quarto trimestre de 2023 em relação a igual período de 2022, o PIB cearense, que fechou em 5,16%, foi impulsionado pelo desempenho da Indústria, com 8,97%, bem acima da nacional, de 2,9%, seguido por Serviços, com 4,78%, também superior a do Brasil, de 1,9%. Já a Agropecuária estadual no período avaliado fechou negativo, com -4,74%, e o nacional em 0,0%. Na relação do quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre do mesmo ano, os números são: Agropecuária, com 2,74%; Indústria, com 4,56% e Serviços, com 0,84%, enquanto no Brasil foram: -5,3%, 1,3% e 0,3%, respectivamente.

Os números da economia do Ceará de 2023 foram divulgados, na tarde de hoje, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, e contou com a participação dos titulares da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro, e da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Castro Pereira. A elaboração do PIB de 2023 contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.

ONZE ESTADOS CALCULAM O PIB

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.
É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

X afirma que restauração da rede social no Brasil foi ‘involuntária’

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia