Ceará concentra 7 dos 15 melhores municípios na educação do Brasil, aponta pesquisa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Professor. Foto: Divulgação/Governo do Estado
Professor. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Ceará destacou-se como um dos estados líderes em qualidade educacional no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) 2024. De acordo com a pesquisa, sete dos 15 melhores municípios do país no componente “Acesso ao Conhecimento Básico” estão localizados no Ceará. O resultado evidencia o sucesso das políticas educacionais implementadas ao longo dos anos e reforça a importância de expandir as iniciativas na área da educação para consolidar ainda mais esses avanços.

Municípios em destaque

Entre os municípios cearenses que se destacaram, Catunda, uma pequena cidade situada a 258 km de Fortaleza, obteve a quarta melhor classificação nacional, com uma nota de 89,41. O município também lidera o ranking estadual no componente de educação. Catunda se destacou, principalmente, nos indicadores de evasão no ensino médio, distorção idade-série e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental. O desempenho notável se dá, em parte, pelo fato de que em 2023, 100% das crianças na cidade foram alfabetizadas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Outro destaque é Sobral, conhecida internacionalmente por ser o local onde se comprovou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein em 1919. O município, localizado a 230 km de Fortaleza, ocupa a 12ª posição no ranking nacional de acesso ao conhecimento básico, com uma pontuação de 87,03. Sobral é frequentemente reconhecida por seu desempenho no Ideb e controle da distorção idade-série, sendo também um dos líderes no estado do Ceará.

O IPS Brasil utiliza uma série de 53 indicadores provenientes de fontes oficiais e institutos de pesquisa para avaliar o progresso social e a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros. Entre os indicadores utilizados para a análise da educação, estão o abandono no ensino fundamental e médio, evasão no ensino médio, distorção idade-série, Ideb e reprovação escolar. Ao todo, 65 dos 184 municípios do Ceará conseguiram uma nota superior a 80 pontos no componente de acesso ao conhecimento básico do IPS Brasil 2024. Apenas cinco municípios do estado não superaram a média nacional de 71,72 pontos.

Embora o Ceará se destaque na educação, a pesquisa também revela desafios em outras áreas, como o acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, segurança pessoal e inclusão social, onde algumas das cidades de destaque em educação ocupam posições baixas no ranking nacional.

A pesquisa do IPS Brasil 2024 também ressaltou o desempenho de municípios do interior de São Paulo, que dominaram o ranking geral, com Gavião Peixoto no topo e Santana da Ponte Pensa liderando o ranking educacional, com 90,39 pontos.

O IPS Brasil

O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative, que, desde 2014, coordena e divulga o IPS Global, uma análise do desempenho dos países em termos de progresso social. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente, permitindo a comparação do desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.

O índice é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

No site do IPS Brasil, é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local.

Como é feito?

Para traçar um quadro completo da qualidade de vida nos municípios, o IPS avalia um conjunto de indicadores em três grandes dimensões. Cada indicador passa por um processo rigoroso na modelagem estatística, desde a normalização, para que os dados sejam comparáveis, à validação da qualidade estatística do dado, definição de valores máximos e mínimos, e definição de pesos para cada indicador dentro dos componentes. O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social das três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades.

Foram utilizados um total de 53 indicadores, secundários e públicos, de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outros.

Confira os 15 municípios melhor avaliados:

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Encontro de Chagas e Rueda em Fortaleza abre articulação decisiva do União

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

MAIS LIDAS DO DIA

Nordeste tira 6,5 milhões da pobreza entre 2022 e 2024

Ceará pode virar segundo maior polo de data centers do Brasil com novos projetos no Porto do Pecém

Polo Químico de Guaiúba atrai R$ 120 milhões e já emprega 2 mil pessoas na Grande Fortaleza

STF garante revisão judicial de atos de bancas de heteroidentificação em concursos

TST: Empresa é condenada por expor quadro de funcionários faltosos

Câmara dos Deputados: Comissão aprova instalação de eliminadores de ar em tubulações de água

Juiz nega prisão de Ciro e impõe restrições por ataques a Janaína

Retirada de ultraprocessados do alimento escolar é defendida na Alece

Deu no jornal; Por Gera Teixeira