Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa Focus/Atlas: Sarto como meme de si mesmo resolve o problema?

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Um candidato a prefeito que disputa a reeleição, como é o caso de José Sarto, terá quase sempre um desempenho eleitoral compatível com os índices de aprovação e desaprovação de sua gestão. Na mesma linha, também os índices de ótimo/bom, ruim/péssimo.

Trocando em miúdos, um prefeito com altos índices de aprovação e de ótimo/bom dificilmente será deixado para trás pelos eleitores. Pelo mesmo raciocínio, o gestor com alto índice de desaprovação e de ruim/péssimo tende a ser severamente punido pelos eleitores.

É por isso que a pesquisa FocusPoder/AtlasIntel fez um preciso retrato da maneira como os eleitores avaliam o prefeito José Sarto (PDT) e a sua gestão. As resultantes formam um conjunto de má notícias para Sarto. No entanto, se o senhor prefeito tiver uma boa equipe de assessores, pode até entender que os índices podem servir de bússola para promover adequações na sua comunicação durante a campanha.

Atentem para o quadro abaixo da pesquisa que foi realizada entre os dias 02 e 07 de agosto (Registro no TSE CE-06008/2024). Ao perguntar aos eleitores acerca da avaliação do prefeito, a Atlas concluiu que o ótimo/bom de Sarto é muito baixo para quem disputa a reeleição. Somente 23% para um índice ruim/péssimo de 51%. É mais que o dobro. No entanto, há 26% dos eleitores que o consideram regular.

Sendo assim, qual deveria ser a tarefa máxima da comunicação do prefeito? Simples: trabalhar para atrair parte dos eleitores da coluna regular para compor a coluna ótimo/bom. E também atrair parte do ruim/péssimo para se juntar à coluna regular. No fim das contas, aumentar a aprovação e diminuir a rejeição.

Bom, pelo que se viu até aqui, Sarto faz uma campanha montada em memes de si mesmo. Sabem bem disso os que navegam pelos mares bravios das redes sociais e os que acompanham o noticiário político. Será esta singular opção o melhor caminho?

A pesquisa FocusPoder/AtlasIntel também perguntou aos eleitores acerca do desempenho do gestor de Fortaleza. 37% aprovam Sarto, 57% desaprovam. Historicamente, não é um resultado ruim para início de campanha. Já vi prefeitos, como Juraci Magalhães nas eleições de 2000, partir de um índice de reprovação que beirava os 70%, usar a campanha na TV, no rádio e nas ruas para baixar a reprovação, chegar ao segundo turno (contra Inácio Arruda) até conseguir a reeleição com boa folga de votos em relação ao concorrente.

Juraci é Juraci. Sarto é Sarto. Porém, a diferença fundamental é que hoje temos um cenário político bastante peculiar. Naquele tempo, a coisa toda se resolvia na gestão, nas ruas e, muito fortemente, na campanha da TV, na qual Juraci tinha tempo de sobra. 24 anos depois, vivemos o reino da web (notem que até a pesquisa aqui referida é feita via web), mas o horário gratuito continua muito importante. Nesse quesito, Sarto sofre muito. Seu tempo para propaganda será ínfimo.

Detalhe que não cala e que também foi apontado pela pesquisa FocusPoder/AtlasIntel: a tarefa de Hércules de José Sarto não é somente melhorar sua avaliação e diminuir sua rejeição perante os eleitores, mas sim nadar contra a forte correnteza da polarização que, ainda aparentemente, pode estar se formando numa versão local Lula X Bolsonaro. Quanto a isso, sugiro a leitura do seguinte artigo: Quem avisa amigo é: polarização em Fortaleza

Vocês já perceberam pelas duas tabelas acima que a Atlas fez também a avaliação do desempenho do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas. Sim, são dados importantes e com influência no jogo eleitoral. No entanto, como estes dois líderes não estão disputando as eleições de forma direta, a abordagem desses desempenhos ficará para um próximo comentário.

Metodologia da pesquisa FocusPoder/AtlasIntel
Amostra – 1.203 respondentes
Metodologia de coleta – Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR)
Margem de erro – ±3p.p.
Nível de confiança da margem de erro – 95%
Período de coleta – 02/08/2024 – 07/08/2024
Registro no TSE – CE-06008/2024
Fonte pública dos dados para amostragem – PNAD e TSE

 

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

São Paulo: Empate triplo após cadeirada de Datena em Marçal, aponta Pesquisa Quaest

Otto celebra 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” na Estação das Artes

Obras de revitalização do entorno do Monumento de São Francisco, em Canindé, são concluídas após investimento de R$ 13 milhões

Golpe de Sorte em Paris: Woody Allen surpreende positivamente com seu filme de aposentadoria

X segue suspenso, mas passou por instabilidade técnica no bloqueio

Petrobras alcança marca inédita de um milhão de acionistas individuais

Coco Bambu. Foto: Divulgação

STJ decide que Coco Bambu não praticou concorrência desleal contra o Grupo Camarões

Beach Park anuncia 300 vagas de trabalho temporário para a alta estação

Indústria brasileira adere a práticas ambientais, aponta pesquisa do IBGE