Pesquisa Focus/Atlas: Sarto como meme de si mesmo resolve o problema?

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Um candidato a prefeito que disputa a reeleição, como é o caso de José Sarto, terá quase sempre um desempenho eleitoral compatível com os índices de aprovação e desaprovação de sua gestão. Na mesma linha, também os índices de ótimo/bom, ruim/péssimo.

Trocando em miúdos, um prefeito com altos índices de aprovação e de ótimo/bom dificilmente será deixado para trás pelos eleitores. Pelo mesmo raciocínio, o gestor com alto índice de desaprovação e de ruim/péssimo tende a ser severamente punido pelos eleitores.

É por isso que a pesquisa FocusPoder/AtlasIntel fez um preciso retrato da maneira como os eleitores avaliam o prefeito José Sarto (PDT) e a sua gestão. As resultantes formam um conjunto de má notícias para Sarto. No entanto, se o senhor prefeito tiver uma boa equipe de assessores, pode até entender que os índices podem servir de bússola para promover adequações na sua comunicação durante a campanha.

Atentem para o quadro abaixo da pesquisa que foi realizada entre os dias 02 e 07 de agosto (Registro no TSE CE-06008/2024). Ao perguntar aos eleitores acerca da avaliação do prefeito, a Atlas concluiu que o ótimo/bom de Sarto é muito baixo para quem disputa a reeleição. Somente 23% para um índice ruim/péssimo de 51%. É mais que o dobro. No entanto, há 26% dos eleitores que o consideram regular.

Sendo assim, qual deveria ser a tarefa máxima da comunicação do prefeito? Simples: trabalhar para atrair parte dos eleitores da coluna regular para compor a coluna ótimo/bom. E também atrair parte do ruim/péssimo para se juntar à coluna regular. No fim das contas, aumentar a aprovação e diminuir a rejeição.

Bom, pelo que se viu até aqui, Sarto faz uma campanha montada em memes de si mesmo. Sabem bem disso os que navegam pelos mares bravios das redes sociais e os que acompanham o noticiário político. Será esta singular opção o melhor caminho?

A pesquisa FocusPoder/AtlasIntel também perguntou aos eleitores acerca do desempenho do gestor de Fortaleza. 37% aprovam Sarto, 57% desaprovam. Historicamente, não é um resultado ruim para início de campanha. Já vi prefeitos, como Juraci Magalhães nas eleições de 2000, partir de um índice de reprovação que beirava os 70%, usar a campanha na TV, no rádio e nas ruas para baixar a reprovação, chegar ao segundo turno (contra Inácio Arruda) até conseguir a reeleição com boa folga de votos em relação ao concorrente.

Juraci é Juraci. Sarto é Sarto. Porém, a diferença fundamental é que hoje temos um cenário político bastante peculiar. Naquele tempo, a coisa toda se resolvia na gestão, nas ruas e, muito fortemente, na campanha da TV, na qual Juraci tinha tempo de sobra. 24 anos depois, vivemos o reino da web (notem que até a pesquisa aqui referida é feita via web), mas o horário gratuito continua muito importante. Nesse quesito, Sarto sofre muito. Seu tempo para propaganda será ínfimo.

Detalhe que não cala e que também foi apontado pela pesquisa FocusPoder/AtlasIntel: a tarefa de Hércules de José Sarto não é somente melhorar sua avaliação e diminuir sua rejeição perante os eleitores, mas sim nadar contra a forte correnteza da polarização que, ainda aparentemente, pode estar se formando numa versão local Lula X Bolsonaro. Quanto a isso, sugiro a leitura do seguinte artigo: Quem avisa amigo é: polarização em Fortaleza

Vocês já perceberam pelas duas tabelas acima que a Atlas fez também a avaliação do desempenho do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas. Sim, são dados importantes e com influência no jogo eleitoral. No entanto, como estes dois líderes não estão disputando as eleições de forma direta, a abordagem desses desempenhos ficará para um próximo comentário.

Metodologia da pesquisa FocusPoder/AtlasIntel
Amostra – 1.203 respondentes
Metodologia de coleta – Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR)
Margem de erro – ±3p.p.
Nível de confiança da margem de erro – 95%
Período de coleta – 02/08/2024 – 07/08/2024
Registro no TSE – CE-06008/2024
Fonte pública dos dados para amostragem – PNAD e TSE

 

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

MAIS LIDAS DO DIA

Bolsonaro no banco dos réus: reação internacional expõe peso histórico

PIB do Brasil cresce 0,4% no 2º trimestre de 2025

TJRJ aumenta para R$ 12 mil indenização de Nikolas Ferreira a Felipe Neto

CNJ: Torcedores proibidos de frequentar estádios serão identificados em todo o País

TST garante estabilidade a gestante em contrato de aprendizagem

Trump fará pronunciamento surpresa hoje no Salão Oval

Primeiro dia de julgamento da tentativa de golpe de Bolsonaro tem presença apenas de Paulo Sérgio Nogueira

Moraes dá o tom no julgamento de Bolsonaro: “uma verdadeira organização criminosa”

União Brasil e PP deixam governo Lula e apoiam anistia a Bolsonaro