MIS promove oficina de fotografia, espetáculo teatral, cinema infantil e roda de capoeira

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste fim de semana (24 e 25) um passeio pela diversidade cultural do Brasil, com uma programação que contempla oficinas de fotografia, espetáculo teatral, mostra de cinema infantil sobre lendas e mitos brasileiros e realização de roda de capoeira.

O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

No sábado e no domingo acontece a oficina de fotografia “Revelando Cidades”, a ser ministrada por Marcella Sayonara e Élida Maria. No sábado, será realizado o espetáculo teatral “A Lenda do Boi Baseiro”, do Grupo Base de Teatro, de Cascavel (Ceará). Já no domingo, acontece a mostra infantil de cinema de animação “Encontrinhos IC Play”, em parceria com o Itaú Cultural.

Logo em seguida, haverá a programação “Vem vadiar no museu”, a roda de capoeira que acontece mensalmente no MIS. Todas as atividades são gratuitas.

Oficina de fotografia “Revelando Cidades”

Dando continuidade às atividades que celebram o mês da fotografia, o MIS promove a oficina “Revelando Cidades”, que será ministrada por Marcella Sayonara e Élida Maria. A atividade acontece no sábado e no domingo, das 14h às 17h, na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo). Serão ofertadas 15 vagas para pessoas acima de 16 anos. A inscrição será via Sympla (link aqui).

A oficina é uma experiência criativa que explora as cidades através de uma técnica de impressão em folhagens chamada fitotipia. Essa vivência artística permitirá expressões de perspectivas urbanas, incentivando a conexão com o ambiente, a criatividade e um olhar sobre as cidades, que mudam constantemente.

A Lenda do Boi Baseiro

A Lenda do Boi Baseiro versa sobre o imaginário popular cascavelense. Por meio da música e da dança a brincadeira vai ganhando forma, o encantado se revela neste folguedo popular que é farsa, tragédia e comédia, onde a figura de um Boi morre para depois renascer em meio à palmas, toadas e fitas. O espetáculo é do Grupo Base de Teatro e tem como elenco Bruno Monteiro, Elisângela Castro, Léo Laxmy, Lucas Severiano, Marcília Lourenço, Leudo Duran, Gleilton Silva e Aldeilson Cardoso. A apresentação acontece no sábado (24), às 17h, na Praça do MIS.

Criado em 2014, o Grupo Base de Teatro surgiu como um projeto artístico-cultural e educativo, idealizado por jovens artistas da cidade de Cascavel, com o objetivo de fomentar o fazer teatral no município, bem como promover a formação de plateia e o ensino e aprendizagem em artes. A pesquisa do grupo é centrada na criação cênica a partir de matrizes estéticas da tradição popular, incorporando em suas montagens elementos da cultura popular tradicional.

Encontrinhos IC Play

No domingo (25), acontece o Encontrinhos IC Play, em parceria com o Itaú Cultural, quando serão exibidos três curtas-metragens infantis de animação. A programação propõe um recorte temático que apresenta um passeio por várias lendas, histórias, mitos e culturas diferentes. A exibição será realizada na Praça do MIS das 16h. Confira os filmes que serão exibidos:

– Mitos indígenas em travessia (SP | Animação | 2019 | 22 min)

Direção: Julia Vellutini e Wesley Rodrigues

Uma antologia de seis histórias fantásticas de diferentes povos indígenas brasileiros: A ema e A menina e a cobra, de origem Kadiwéu, O menino peixe e A Via Láctea, de origem Kuikuro, As mulheres sem rosto e O urubu-rei, de origem Javaé.

– Òrun Àiyé – a criação do mundo (BA | Animação | 2015 | 12 min)

Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria

Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.

– Contos mirabolantes – O olho do Mapinguari (PA | Animação | 2023 | 9 min)

Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros

Maria Estrela adora ouvir histórias antes de dormir. Mas, nessa noite em especial, ela quer inventar um conto mirabolante e narrá-lo para os pais. A história que ela conta é a do Mapinguari, um enorme monstro que perde seu único olho na floresta. Para encontrá-lo, o aflito Mapinguari terá o apoio de uma heroína muito especial e de seu fabuloso boi-bumbá.

Vem vadiar no museu: roda de capoeira com Mestre Urso Preto

A já tradicional roda de capoeira do MIS ganha mais uma edição neste domingo (25), das 17h às 19h. A roda acontece sempre no último domingo de cada mês e é aberta a qualquer pessoa que deseje participar. A condução é de Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América.

José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes. Um dos principais objetivos é transmitir, por meio da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Senacon instaura processo contra operadoras de planos de saúde por práticas abusivas

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

MP-TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por tentativa de golpe

Câmara retoma discussão sobre ampliação de imunidade tributária para templos religiosos

Encontro de metereologistas prevê chuvas na média ou acima da média no Ceará