O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste fim de semana (24 e 25) um passeio pela diversidade cultural do Brasil, com uma programação que contempla oficinas de fotografia, espetáculo teatral, mostra de cinema infantil sobre lendas e mitos brasileiros e realização de roda de capoeira.
O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
No sábado e no domingo acontece a oficina de fotografia “Revelando Cidades”, a ser ministrada por Marcella Sayonara e Élida Maria. No sábado, será realizado o espetáculo teatral “A Lenda do Boi Baseiro”, do Grupo Base de Teatro, de Cascavel (Ceará). Já no domingo, acontece a mostra infantil de cinema de animação “Encontrinhos IC Play”, em parceria com o Itaú Cultural.
Logo em seguida, haverá a programação “Vem vadiar no museu”, a roda de capoeira que acontece mensalmente no MIS. Todas as atividades são gratuitas.
Oficina de fotografia “Revelando Cidades”
Dando continuidade às atividades que celebram o mês da fotografia, o MIS promove a oficina “Revelando Cidades”, que será ministrada por Marcella Sayonara e Élida Maria. A atividade acontece no sábado e no domingo, das 14h às 17h, na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo). Serão ofertadas 15 vagas para pessoas acima de 16 anos. A inscrição será via Sympla (link aqui).
A oficina é uma experiência criativa que explora as cidades através de uma técnica de impressão em folhagens chamada fitotipia. Essa vivência artística permitirá expressões de perspectivas urbanas, incentivando a conexão com o ambiente, a criatividade e um olhar sobre as cidades, que mudam constantemente.
A Lenda do Boi Baseiro
A Lenda do Boi Baseiro versa sobre o imaginário popular cascavelense. Por meio da música e da dança a brincadeira vai ganhando forma, o encantado se revela neste folguedo popular que é farsa, tragédia e comédia, onde a figura de um Boi morre para depois renascer em meio à palmas, toadas e fitas. O espetáculo é do Grupo Base de Teatro e tem como elenco Bruno Monteiro, Elisângela Castro, Léo Laxmy, Lucas Severiano, Marcília Lourenço, Leudo Duran, Gleilton Silva e Aldeilson Cardoso. A apresentação acontece no sábado (24), às 17h, na Praça do MIS.
Criado em 2014, o Grupo Base de Teatro surgiu como um projeto artístico-cultural e educativo, idealizado por jovens artistas da cidade de Cascavel, com o objetivo de fomentar o fazer teatral no município, bem como promover a formação de plateia e o ensino e aprendizagem em artes. A pesquisa do grupo é centrada na criação cênica a partir de matrizes estéticas da tradição popular, incorporando em suas montagens elementos da cultura popular tradicional.
Encontrinhos IC Play
No domingo (25), acontece o Encontrinhos IC Play, em parceria com o Itaú Cultural, quando serão exibidos três curtas-metragens infantis de animação. A programação propõe um recorte temático que apresenta um passeio por várias lendas, histórias, mitos e culturas diferentes. A exibição será realizada na Praça do MIS das 16h. Confira os filmes que serão exibidos:
– Mitos indígenas em travessia (SP | Animação | 2019 | 22 min)
Direção: Julia Vellutini e Wesley Rodrigues
Uma antologia de seis histórias fantásticas de diferentes povos indígenas brasileiros: A ema e A menina e a cobra, de origem Kadiwéu, O menino peixe e A Via Láctea, de origem Kuikuro, As mulheres sem rosto e O urubu-rei, de origem Javaé.
– Òrun Àiyé – a criação do mundo (BA | Animação | 2015 | 12 min)
Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria
Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.
– Contos mirabolantes – O olho do Mapinguari (PA | Animação | 2023 | 9 min)
Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros
Maria Estrela adora ouvir histórias antes de dormir. Mas, nessa noite em especial, ela quer inventar um conto mirabolante e narrá-lo para os pais. A história que ela conta é a do Mapinguari, um enorme monstro que perde seu único olho na floresta. Para encontrá-lo, o aflito Mapinguari terá o apoio de uma heroína muito especial e de seu fabuloso boi-bumbá.
Vem vadiar no museu: roda de capoeira com Mestre Urso Preto
A já tradicional roda de capoeira do MIS ganha mais uma edição neste domingo (25), das 17h às 19h. A roda acontece sempre no último domingo de cada mês e é aberta a qualquer pessoa que deseje participar. A condução é de Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América.
José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes. Um dos principais objetivos é transmitir, por meio da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.