ONS aciona usina termelétrica do Pecém para garantir estabilidade no sistema elétrico

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ativou, nesta quarta-feira (21), uma das usinas do Complexo Termelétrico do Pecém, localizado no Porto do Pecém, no Ceará, pela segunda vez neste mês. A medida foi necessária para garantir a estabilidade do sistema elétrico nacional, diante da escassez de chuvas que tem afetado principalmente a região Norte do país.

Na terça-feira (20), o ONS já havia alertado sobre a redução na disponibilidade de recursos hídricos, especialmente no Norte, uma região crucial para suprir a demanda de energia nos momentos de pico de consumo, como à noite, nos meses de outubro e novembro. Embora o órgão tenha assegurado que o Sistema Interligado Nacional (SIN) dispõe de recursos suficientes para atender à demanda por energia, as preocupações com a diminuição dos volumes de água levaram à adoção de medidas preventivas.

Entre essas medidas está a antecipação do acionamento da Usina Termopernambuco, controlada pela Neoenergia, já a partir de outubro. A decisão de antecipar o acionamento da Termopernambuco e da usina Pecém 1 reflete a necessidade de reforçar a geração de energia em um cenário onde a escassez hídrica se agrava e o aumento das temperaturas no Sudeste eleva a demanda por eletricidade.

A usina Pecém 1, que possui uma capacidade instalada de 720 megawatts, foi acionada pelo ONS com previsão de gerar 93.240 MWh nesta semana. O acionamento da unidade, controlada pela EDP, é parte de uma estratégia mais ampla para garantir a estabilidade do SIN, especialmente diante das restrições na geração de energia eólica e solar, o chamado “curtailment”, que tem limitado a produção dessas fontes renováveis.

Além disso, a usina térmica a carvão foi ativada no último domingo e permanecerá em operação até a próxima segunda-feira, reforçando ainda mais a rede elétrica em um momento crítico para o setor energético do país.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found