Setor de serviços do Brasil registra recuperação em setembro com PMI de 55,8

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços do Brasil subiu para 55,8 em setembro de 2024, após ter registrado uma queda no mês anterior, de acordo com dados divulgados pela S&P Global. O índice reflete uma forte expansão no setor e foi acompanhado por um otimismo elevado para o próximo ano, atingindo o maior nível de expectativas em mais de um ano.

O contexto: O PMI mede a atividade econômica com base em indicadores como produção, novos pedidos, emprego e preços. Um índice acima de 50 indica crescimento, enquanto abaixo de 50 sinaliza contração. O avanço do PMI em setembro foi puxado por uma melhora nas condições de demanda, consolidando o trimestre encerrado como o mais forte para o setor de serviços desde o segundo trimestre de 2022.

Embora a demanda tenha mostrado recuperação, o crescimento do emprego no setor desacelerou, registrando o nível mais fraco em sete meses. As empresas, segundo a pesquisa, conseguiram gerenciar os volumes de trabalho existentes, mas a falta de mão de obra e reestruturações internas dificultaram os esforços de contratação.

Detalhes: Pollyanna De Lima, diretora associada econômica da S&P Global Market Intelligence, comentou sobre a recuperação do setor, destacando que “as condições de demanda melhoraram significativamente, o que impulsionou o desempenho do setor de serviços”. No entanto, ela alertou que as dificuldades com recrutamento e custos elevados continuam a ser desafios. “As pressões sobre os custos permaneceram em um dos níveis mais altos já registrados em mais de um ano e meio, com empresas relatando aumentos em categorias como eletricidade, internet e alimentos.”

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found