O fato: O candidato à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), compareceu às urnas na manhã deste domingo, 27, para votar no Centro Universitário Farias Brito, no bairro Varjota.
Ele estava acompanhado de uma comitiva de apoio que incluiu sua esposa, Cristiane Leitão, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora, Jade Romero (MDB), e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Detalhes: Após a votação, Leitão avaliou sua campanha como positiva, destacando o contato direto com a população ao longo das últimas semanas. O candidato demonstrou otimismo em relação ao resultado do pleito.
PT: Leitão é a maior esperança do PT para voltar a governar uma Capital depois de ficar sem nenhuma na eleição de 2020 – as últimas pesquisas mostram ele e o bolsonarista André Fernandes (PL) empatados.
Leitão: Leitão era do PDT e se filiou ao PT visando à eleição municipal menos de um ano antes do pleito. Ele teve 34,3% dos votos no primeiro turno, contra 40,2% de André Fernandes. O candidato petista foi um dos poucos que teve apoio presencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleição. Sua campanha também tem participação direta do ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará e principal líder político do Estado.
Além da necessidade de retomar a prefeitura de pelo menos uma capital, há uma questão simbólica envolvendo Fortaleza e o PT. A cidade cearense foi a primeira capital conquistada pelo partido, em 1985, com Maria Luíza Fontenele.