O fato: O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará denunciou o vereador Inspetor Alberto (PL) e solicitou a cassação de seu mandato após polêmico vídeo com um porco.
Entenda: No vídeo, o bolsonarista, apoiador e aliado de André Fernandes (PL), pega o animal e o arrasta pelo chão, enquanto o mesmo fica grunhindo de dor. Tudo isso para ameaçar o então candidato Evandro Leitão (PT), que saiu vitorioso no segundo turno contra André.
Saiba mais: O cearense puxa o porco pelas orelhas e grita: “Você vai para a panela”. Em seguida, olha pra câmera e ameaça: “Leitão, seu desgraçado. Dia 27 você vai pra panela. Me aguarde. Eu vou comer você bem assadinho. Seu bosta”.
Importante pontuar que o bolsonarista, no começo da última semana, em ato pró-André, também se exaltou e xingou o candidato Evandro. As imagens gravadas foram compartilhadas nas próprias redes sociais do vereador. “Leitão, filho da puta. Tu vai pra churrasqueira”, disse o bolsonarista no vídeo.
A denuncia: De acordo com o documento, o vereador infringe ao menos três leis. A primeira é o artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece que é dever do Estado proteger a fauna e a flora, prevenindo práticas que coloquem em risco a função ecológica e provoquem a extinção de espécies. Em seguida, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais tipifica como atos de abuso os maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais. Por fim, o artigo 79 do Código Eleitoral considera como causa de inelegibilidade a prática de atos que caracterizem falta de ética, desrespeito ou violação das normas que regem a função pública.
A denúncia foi feita pelo presidente do Conselho, Daniel Viana. O Ministério Público do Ceará (MPCE), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE) foram acionados.
Inspetor Alberto agride um porco e ameaça, mais uma vez, Evandro Leitão
A internet não perdoa: Confira os principais memes do segundo turno em Fortaleza
Após repercussão, Inspetor Alberto afirma que não teve intenção de causar dor a animal