O fato: O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), parabenizou o ex-candidato à prefeitura, André Fernandes (PL), “pela bela campanha que ele liderou com muita habilidade durante este segundo turno”.
“Teve uma excelente performance nos debates e realizou uma linda campanha pelas ruas de Fortaleza, compartilhando com muita alegria e leveza a sua mensagem de coragem para mudar”, continuou o pedetista.
“Infelizmente, por muito pouco, não saiu vitorioso na eleição, mas certamente obteve uma importante conquista política ao enfrentar com tanta força uma máquina tão poderosa”, enfatizou.
A máquina: Apesar do respaldo do governo do Estado e do governo Federal a Evandro, o candidato bolsonarista também recebeu o apoio de diversos partidos e candidatos derrotados, inclusive daqueles que ele tanto atacou na campanha.
Sarto, que optou pela neutralidade, foi visto em eventos de André e demitiu funcionários que manifestaram apoio a Evandro. Além dele, Capitão Wagner (UB), que se opôs a André no primeiro turno, acabou garantindo o seu suporte um dia após sua derrota.
RC, junto a outros influentes pedetistas, como o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, também se posicionou a favor de André.
Mensagem a Evandro: “Ao prefeito eleito, Evandro Leitão, desejo sucesso na nova missão. Eu seguirei minha tarefa de realizar uma oposição responsável, atenta e crítica ao fraco governo do PT no Ceará, e estarei vigilante para que o PT, aqui em Fortaleza, não promova retrocessos em políticas públicas vitoriosas que foram construídas em nossa capital ao longo dos últimos 12 anos”.
RC, depois de administrar Fortaleza por dois mandatos, teve sua gestão continuada pelo atual prefeito Sarto (PDT), derrotado no primeiro turno. Consequentemente, apenas em 2024, RC acumula duas perdas. Sarto e André receberam o seu suporte e ambos perderam.
Vitória petista: Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) marcou 49,62% dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10.838 votos. Evandro obteve 716.133 votos e André, 705.295.
Após vitória, Evandro tem reunião presencial com Lula em Brasília