O fato: O senador Cid Gomes (PSB), durante a tarde de ontem, sábado, 16, decidiu romper com o governador Elmano de Freitas (PT). A informação foi garantida pelo colunista Erivaldo Carvalho, do O Otimista.
Saiba mais: Segundo o jornalista, o senador não concorda com a postura adotada pelo governo, que busca emplacar Fernando Santana (PT) na presidência da Assembleia Legislativa após a saída de Evandro Leitão (PT), que assumirá a prefeitura de Fortaleza em 2025.
Todo o processo ocorreu sem que Cid, umas das maiores lideranças do Estado, fosse consultado.
Entenda: Para o senador, que apoiou Elmano em 2022, não é interessante manter o Partido dos Trabalhadores em todos os setores.
A sigla controla a Presidência da República com Lula, o governo do Ceará com Elmano e, em 2025, assumirá a Capital com Evandro.
Fernando: Fernando disputou Juazeiro do Norte nas eleições de outubro, mas foi derrotado por Glêdson Bezerra, o primeiro prefeito que conseguiu ser reeleito no município.
A disputa: Além de Fernando Santana, outros parlamentares também foram mencionados como possíveis candidatos à presidência, incluindo o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT). São eles: o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho (PDT) e os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Osmar Baquit (PDT).
Elmano afirma que Fernando Santana será candidato à presidência da Alece se a base concordar