O fato: A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), divulgada nesta segunda-feira (18), projeta um crescimento de 0,8% no saldo total da carteira de crédito em outubro. O ritmo de expansão anual pode alcançar dois dígitos, subindo de 9,9% para 10,4%.
Detalhes: O principal destaque da pesquisa é o avanço de 2,1% na carteira de crédito direcionado às empresas, impulsionado pelos financiamentos do BNDES e programas públicos, como o recém-lançado Programa Acredita, que beneficia pequenas e microempresas.
Para a carteira de “pessoa física direcionada”, a previsão é de crescimento mensal de 1,1%, sustentado por financiamentos imobiliários e crédito rural, especialmente devido aos reflexos do plano safra. Com isso, a expansão total dessa modalidade deve passar de 11,2% para 11,4%.
Ritmo de expansão: O crédito livre apresenta avanço mais modesto, de 0,4% em outubro. Apesar disso, o ritmo de expansão anual deve acelerar de 9,1% para 9,7%. Entre os segmentos beneficiados, destacam-se o financiamento de veículos, crédito pessoal e cartões à vista, favorecidos pela recuperação do emprego e da renda.