O fato: Aracati, álbum que une o renomado músico, compositor e arranjador Jaques Morelenbaum ao multi-instrumentista, compositor e produtor Ricardo Bacelar, tem seu lançamento marcado para esta sexta-feira, 29 de novembro, nas plataformas digitais. Gravado em apenas 15 dias, o álbum tem como cenário e inspiração a cidade de Aracati, no leste do Ceará.
Saiba mais: Ricardo Bacelar, anfitrião de Jaques durante a estadia, relembra a experiência: “Fiz um pequeno estúdio em um quarto da casa onde nos hospedamos: levei o piano elétrico, Jaques trouxe o violoncelo, e ficamos totalmente imersos naquele ambiente. Passamos uma semana em contato com as dunas, o mar e a paisagem única de Aracati. Conversamos, tocamos bastante e isso gerou muita inspiração para o álbum”.
Na semana seguinte, seguiram para o Jasmin Studio, em Fortaleza, para finalizar as gravações.
Aracati: A experiência em Aracati teve um efeito mágico sobre Jaques Morelenbaum, que observa: “Todas as composições surgiram inspiradas em momentos específicos que vivemos por lá. Como ‘Fogueira’, que foi composta em um evento na praia, quando uma grande fogueira foi acesa”.
“Sentimos a presença de Egberto Gismonti na música, principalmente por ser um baião. Naquele momento, Ricardo e eu ouvimos essa melodia na nossa cabeça”, continuou.
O tema ganhou um videoclipe, que será lançado junto com o álbum.
Parceria: Aracati, essencialmente instrumental, foi produzido a quatro mãos e reflete a identidade dos dois músicos. Jaques Morelenbaum, com uma carreira internacional ao lado de grandes nomes como Tom Jobim, Caetano Veloso, Marisa Monte e Sting, é um dos arranjadores mais respeitados da música mundial. Já Ricardo Bacelar, além de multi-instrumentista, cantor e arranjador, tem se destacado como produtor no selo Jasmin Music, com um catálogo que inclui artistas como Leila Pinheiro, Toninho Horta, Fagner e Flora Purim.
“Estou muito satisfeito com o resultado final de Aracati. É um álbum de parcerias inéditas e músicas que nós dois sugerimos para o repertório, e o resultado ficou lindo”, disse Bacelar.
As faixas: Além das três colaborações feitas em Aracati, o álbum traz outras faixas de destaque, como “Quando a Noite Vem”, a única música cantada do disco, parceria de Ricardo Bacelar com Giuliano Eriston; “Falésias”, composta por Bacelar em parceria com Luciano Raulino; e outras músicas que, embora já existissem, foram profundamente transformadas pela ambientação em Aracati. Bacelar ressalta: “Mesmo as composições anteriores ganharam novos contornos nesse contexto”.
Uma das parcerias inéditas que carrega diretamente a marca de Aracati é Milagres, inspirada em um episódio vivido por Jaques. “Fomos assistir ao pôr-do-sol em um canto isolado da praia. Deixei meus pertences em cima de uma pedra e, ao entrar no mar, a maré subiu e levou tudo, incluindo meu celular. Fiquei arrasado, até que Seu Lucinho, um morador local, resgatou meu celular do mar. Esse evento inspirou a música”, conta Morelenbaum.
Outra faixa que merece destaque é “Caminhos de Areia”, de Ricardo Bacelar, que ganhará um videoclipe após o lançamento do álbum.
Parceria: A colaboração entre Jaques e Ricardo teve início em 2022, quando se conheceram durante a gravação do álbum Andar com Gil, no qual Jaques participou ao lado de Gilberto Gil. No ano seguinte, gravaram juntos O Meio do Mundo, tema de Bacelar lançado como single.
Mais recentemente, Jaques participou do álbum Donato, de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar.