O fato: Em 2023, 78,8% dos municípios cearenses atingiram ou superaram a nota 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. Dos 184 municípios, 145 atingiram a meta, inicialmente prevista para 2021, mas adiada para 2023 devido à pandemia de Covid-19. No entanto, 40 municípios (21,2%) não cumpriram a meta estipulada.
Destaques positivos: Pires Ferreira se destacou ao alcançar a nota máxima (10) no Ideb, sendo o único município cearense a atingir esse feito. Outros municípios com desempenho notável, com notas superiores a 9,0, incluem Coreaú, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Pedra Branca, Novo Oriente, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Tamboril e Sobral.
Esses municípios apresentaram crescimento expressivo no Ideb, com variação entre 95,9% e 170,3% no período de 2007 a 2023. Segundo o estudo, o avanço de Pires Ferreira equivale a 14 anos de progresso educacional em relação à meta inicial do Ministério da Educação (MEC).
Desafios: Por outro lado, municípios como Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iracema, Quixelô, Catarina, São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Arneiroz e Iguatu apresentaram os menores índices de esforço no cumprimento das metas do Ideb.
Fatores de sucesso no Ceará: De acordo com Victor Hugo de Oliveira Silva, analista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e autor do estudo, o avanço na qualidade da educação básica cearense se deve a duas políticas públicas lançadas em 2007:
•Cota-Parte do ICMS: incentiva financeiramente os municípios que melhoram os índices de aprendizagem escolar, saúde e meio ambiente.
•Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): oferece suporte às gestões municipais com metodologias pedagógicas padronizadas e gestão escolar focada em resultados.
Essas iniciativas complementares impulsionaram a qualidade da educação no Ceará, consolidando o estado como referência nacional no ensino fundamental.
Sobre o estudo: Os dados foram divulgados pelo boletim do Ipece (Nº 258/outubro/2024), que analisou os esforços dos municípios no cumprimento das metas do Ideb entre 2001 e 2023. O estudo evidencia o impacto positivo de políticas educacionais consistentes e adaptadas às realidades locais.