“Democracia venceu e ainda estamos aqui” afirma Lula em cerimônia no Palácio do Planalto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

O fato: Nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto para marcar os dois anos da tentativa frustrada de golpe de Estado em 2023. Em seu discurso, Lula destacou a resistência democrática:

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, afirmou o presidente, em referência à data simbólica.

A frase inicial também trouxe um paralelo com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que aborda a luta de Eunice Paiva contra a ditadura militar após a prisão e morte de seu marido, Rubens Paiva.

Evento no Planalto: A cerimônia contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores, comandantes das Forças Armadas e representantes dos Três Poderes. Durante o evento, Lula recebeu de volta 21 obras de arte e peças históricas que foram vandalizadas na invasão de 2023, incluindo o relógio suíço do século 18, que pertenceu a Dom João VI, e a pintura As Mulatas, de Di Cavalcanti.

Após o ato no Salão Nobre, o evento continuou na Praça dos Três Poderes com o “Abraço da Democracia”, que reuniu movimentos sociais e populares.

Democracia como obra em construção: Lula ressaltou que a democracia é um processo contínuo e deve ser uma realidade para toda a sociedade:

“Democracia para poucos não é democracia plena. A democracia será plena quando todos os brasileiros, sem exceção, tiverem acesso à alimentação, saúde, educação, segurança, cultura e lazer”, afirmou.

Ele também enfatizou a luta por igualdade e justiça social, defendendo os direitos de minorias e grupos historicamente marginalizados, como povos indígenas, mulheres e pessoas negras.

“A democracia será plena quando todos forem iguais perante a lei, e a pele negra não for mais alvo da truculência do Estado. Quando os povos indígenas tiverem seus direitos garantidos e as mulheres conquistarem igualdade sem medo de violência ou julgamento”, completou.

Investigação e punição: Lula reforçou a importância das investigações e da responsabilização pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele destacou que as ações incluem apurações sobre planos de assassinato contra ele, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

“Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém será preso injustamente, mas todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive aqueles que planejaram assassinatos contra as lideranças do país”, afirmou o presidente.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

86% dizem não à algazarra golpista de 8 de janeiro, diz Quaest

Fanatismo, mentiras e degradações

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeito de Moraújo nomeia noiva para secretária de Saúde e coloca familiares no governo

Avanço tecnológico criará 78 milhões de empregos até 2030, aponta estudo

Entidades criticam mudanças nas políticas de moderação da Meta

MPCE recomenda convocação imediata de aprovados em concurso de Guaraciaba do Norte

Brasil registra maior saída mensal de dólares da história em dezembro

Comércio varejista recua 0,4% em novembro

Lula critica decisão da Meta e defende soberania nacional

Investigado e monitorado por tornozeleira, ex-diretor da PRF assume secretaria em São José (SC)

Justiça arquiva investigação contra Gusttavo Lima e sócios da Vai de Bet por lavagem de dinheiro