O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 1ª Promotoria de Justiça de Morada Nova, deflagrou ontem, 22, a operação “Lápis de Ouro”. A ação investiga o desvio de recursos públicos na reforma de uma escola de educação básica em Morada Nova.
Esquema milionário
Entre os investigados estão um ex-secretário municipal de Educação, empresários e engenheiros, suspeitos de falsificar medições de obras para justificar pagamentos por serviços não realizados. A empresa beneficiada teria recebido mais de R$ 4,1 milhões entre 2018 e 2024, causando prejuízos ao erário e enriquecimento ilícito.
Operação em cinco cidades
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Morada Nova, no Ceará, e em Mossoró e Umarizal, no Rio Grande do Norte. A operação contou com o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Ceará e do Gaeco do MP do Rio Grande do Norte.
Crimes investigados
Os alvos podem responder por peculato, fraude contratual, falsidade ideológica e associação criminosa. Documentos e aparelhos eletrônicos apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações.