O fato: O Brasil registrou um crescimento econômico de 3,4% em 2024, ocupando a sétima posição no ranking de 40 países que apresentaram dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no ano. A listagem, elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reúne informações de países membros e de nações convidadas, como Brasil, China e Índia.
Ranking global: A Índia lidera o ranking, com uma taxa de crescimento de 6,7%, seguida por China e Indonésia, ambas com 5%. Entre os países das Américas, a Costa Rica aparece na quarta posição, com alta de 4,3% no PIB, enquanto os Estados Unidos, maior economia do mundo, ficaram em 11º lugar (2,8%).
O Brasil superou a média de crescimento da OCDE (1,7%), da União Europeia (1%) e do G7 (1,7%), grupo que reúne as principais economias industrializadas do mundo. No entanto, entre os países fundadores do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ficou à frente apenas da África do Sul (0,6%).
Destaques do ranking
•1º lugar: Índia (6,7%)
•2º e 3º lugares: China e Indonésia (5%)
•7º lugar: Brasil (3,4%)
•11º lugar: Estados Unidos (2,8%)
•37º lugar: Alemanha (-0,2%), maior economia da Europa
•40º lugar: Áustria (-1,2%), com a maior queda do ranking
Brasil e os países desenvolvidos: O crescimento da economia brasileira superou o desempenho de países da zona do euro (0,9%), incluindo Alemanha (-0,2%), França (1,2%), Reino Unido (0,9%) e Itália (0,7%).
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e comparados às estatísticas internacionais coletadas pela OCDE.