Avaliação da formação médica: ajustes necessários; Por João Macedo

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O aumento desenfreado de vagas e cursos de medicina, muitos sem infraestrutura adequada, suscitou a necessidade urgente de avaliação da qualidade das escolas médicas e dos profissionais por elas formados.

Nesta perspectiva, o Ministério da Educação lançou recentemente o Enamed – Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. Com 100 questões objetivas, o exame será aplicado anualmente aos concluintes dos cursos de Medicina e servirá também como critério para ingresso nos programas de Residência Médica.

Embora a iniciativa tenha uma intenção nobre — garantir qualidade na formação médica —, a proposta apresenta pontos que merecem revisão.

A centralização da avaliação exclusivamente nos estudantes, por meio de uma única prova ao final do curso, pode induzir a uma abordagem superficial do aprendizado. Há risco de que tanto instituições quanto estudantes se concentrem, de forma competitiva, apenas no preparo teórico, em detrimento do desenvolvimento de competências clínicas, emocionais, sociais e relacionais — como empatia, comunicação e trabalho em equipe.

Além disso, estudantes com melhores condições econômicas poderão ser favorecidos pelo acesso a cursinhos preparatórios, que tenderão a se multiplicar na iniciativa privada, ampliando desigualdades.

Outro ponto crítico é a ausência de mecanismos de avaliação ao longo do curso. Avaliações contínuas, como o Teste de Progresso, de caráter longitudinal e formativo — coordenado pela Associação Brasileira de Educação Médica —, poderiam oferecer dados mais consistentes para ajustes pedagógicos durante a formação.

Da mesma forma, modelos de acreditação institucional, como o SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas), promovido pelo Conselho Federal de Medicina, avaliam dimensões mais amplas da qualidade das instituições, incluindo corpo docente, infraestrutura e metodologias pedagógicas. Esses modelos não foram incorporados ao Enamed.

Resta o questionamento: uma prova única ao final do curso será suficiente para avaliar, de fato, as escolas médicas? E quais desdobramentos regulatórios essa avaliação irá provocar?

Outro ponto sensível é a supressão da análise de currículo para ingresso na Residência Médica, substituída pela nota do Enamed. Isso representa um retrocesso. A medida pode desestimular o envolvimento dos estudantes em atividades fundamentais à formação crítica e abrangente, como projetos de pesquisa, extensão, monitoria e estágios extracurriculares.

Espera-se que o Enamed seja aprimorado e avance para um modelo mais abrangente e efetivo de avaliação, articulado a políticas educacionais que valorizem a formação integral, crítica e competente dos futuros médicos.


João Macedo Coelho Filho é Diretor da Faculdade de Medicina da UFC. Fez Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio, tem Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Fellowship em Geriatria pela University of Oxford, Reino Unido, e Doutorado em Farmacologia pela UFC.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

MAIS LIDAS DO DIA

Aneel aponta falhas e trava renovação antecipada da Enel no Ceará

Pela 1ª vez em 20 anos, MAS fica fora da disputa presidencial na Bolívia

TST autoriza penhora de pensão para quitar dívida trabalhista

130 municípios do Ceará são selecionados para novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

Com alta de 178%, Ceará amplia exportações para Alemanha em julho de 2025

MPCE: Câmara de Ubajara deve chamar concursados em 20 dias

Brasil responde aos EUA sobre investigação comercial que envolve o Pix

União transfere fiscalização de trechos das BR-116/BR-222 para governo do Ceará

Importadores pressionam Washington por isenção da água de coco do Brasil