O fato: A aproximação das férias escolares traz boas perspectivas para o mercado de trabalho cearense. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), mais de 1,3 mil vagas temporárias devem ser criadas nos meses de junho e julho de 2025, número 10% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
A movimentação turística gerada por eventos tradicionais, como o Fortal, em Fortaleza, e a Expocrato, no Cariri, é apontada como um dos principais vetores de geração de empregos temporários neste período.
Setores em destaque: Os setores de serviços e comércio lideram a abertura de vagas, com destaque para os cargos de segurança de eventos, vigilante, recreador, garçom, atendente de loja, recepcionista e promotor de vendas. A oferta representa também uma porta de entrada para jovens em busca do primeiro emprego.
“O mês de julho tradicionalmente traz muitas oportunidades para os trabalhadores cearenses. Vale destacar que também é uma oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego, já que muitas destas vagas não exigem experiência”, afirmou Raimundo Ângelo, presidente do IDT.
Comportamento e efetivação: Segundo o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, o bom desempenho durante o período temporário pode abrir portas para uma contratação permanente. “Cerca de 20% dos temporários conseguem ser efetivados. Para quem quer garantir essa oportunidade, é fundamental focar nos comportamentos esperados pelos empregadores, como ter disponibilidade para aprender, iniciativa, saber trabalhar em equipe e focar nas metas a serem alcançadas”, destacou.