Cid Gomes (PSB-CE) foi categórico: não estará no mesmo palanque que seu irmão Ciro em 2026, caso ele dispute o governo do Ceará com apoio da direita e da extrema-direita.
Em entrevista após participar da inauguração da nova sede do PSB em Várzea Alegre (CE), no sábado (23), ele disse que Ciro “está mudando de rumo” e que não se imagina no mesmo grupo de antigos desafetos da família.
“Mantenho a minha coerência. Eu estou do mesmo lado, que eu estive a vida inteira, quem mudou foram eles. E assim, mudar para ter uma condição diferente, muito bem, mas mudar para se juntar ao que a gente sempre colocou como gente que tem feito mal ao Ceará, para mim não faz sentido. Me perdoe, eu não consigo me imaginar ao lado do capitão Wagner, eu não consigo, não consigo. Eu não consigo me imaginar ao lado deste federal André que foi candidato a prefeito de Fortaleza, quase ganhou a eleição, mas me perdoe, qual é o predicado que um rapaz desse tem? Qual é a experiência? Qual é o atributo? Nada, nada, não vou nem falar da bacharia, né? Mas enfim, às vezes pela bacharia você vê o nível da pessoa, né? Então, assim, eu não consigo me ver desse lado não”.
🌐 O caminho de Ciro
- Ciro prepara saída do PDT para se filiar ao PSDB.
- Ele tem se aproximado de figuras bolsonaristas desde 2024, em busca de consolidar-se como nome da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT).
- Em maio, chegou a apoiar publicamente o nome do deputado Alcides Ferreira (PL) ao Senado, num eventual arranjo com o bolsonarismo.
⚖️ O lado de Cid
- Cid afirmou manter a coerência e que quem mudou foi o irmão.
- Disse que a aproximação de Ciro com antigos adversários será “o maior constrangimento da sua vida”.
- Reforçou que críticas mais duras são feitas em ambiente reservado: “Roupa suja a gente lava em casa”.
- Ele não será candidato em 2026 e seu foco será fortalecer o PSB, com a meta de eleger seis deputados federais (hoje só tem um).
📌 O que está em jogo
- O rompimento público evidencia uma divisão sem precedentes no clã Ferreira Gomes.
- Se Ciro realmente se firmar como candidato da oposição aliado à direita, o Ceará pode ver a eleição de 2026 marcada por uma disputa em que os Gomes estarão em lados opostos pela primeira vez.
- Para Cid, a prioridade é manter-se na base de Elmano (PT) e ampliar a presença do PSB no Congresso.
- Para Ciro, a aposta é usar a força histórica da família para construir uma frente oposicionista inédita, mesmo que isso signifique alianças antes impensáveis.