A importância do Conselho de Relacionamento com o contribuinte- Condecon Sefaz/CE. Por Antonio Braga Neto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Antonio Braga Neto
Post convidado

O Conselho de Relacionamento com o Contribuinte – CONDECON, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ/CE) tem a importante missão de estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e o Estado/Fazenda.

O colegiado foi gestado no início de 2014 pela Lei Complementar Estadual nº 130/2014, que instituiu o Código de Defesa do Contribuinte do Estado do Ceará, e, em seu artigo 20, previu um conselho para desenvolver a política de amparo ao contribuinte, por isso CONDECON.

No final do mesmo ano, foi editado o Decreto nº 31.591/2014, com a finalidade de regulamentar tal organismo. Porém, suas atividades só tiveram início em 2019, com sua instalação formal, demonstrando sua importância com a presença de representantes da Sefaz, de entidades do setor produtivo e de categorias profissionais.

No ponta pé inicial a palavra de ordem foi “simplificação”, onde a Sefaz, por meio de sua então Secretária, reconheceu a burocracia para cumprimento das obrigações tributárias no Estado do Ceará e defendeu uma legislação mais simples e clara para os contribuintes.

Com a previsão inicial de defesa das prerrogativas do contribuinte, o CONDECON ampliou sua atuação em busca de otimizar a relação com o pagador de tributos, que, a propósito, é uma tendência nacional, ainda que de modo incipiente.

Neste contexto, foi promulgada a Lei Complementar nº 255, de 07 de dezembro de 2020, alterando o nome do colegiado para Conselho de Relacionamento com o Contribuinte, permanecendo a sigla CONDECON, e acrescentando a possibilidade de o órgão convocar representantes de câmaras setoriais para viabilizar a interação direta entre a administração tributária e os representantes dos contribuintes.

As entidades do setor produtivo, as classes profissionais e a Sefaz têm empreendido esforços para pautar temas que gerem impactos fiscais aos contribuintes, sem se apartar da busca de soluções consensuais que minimizem o desconforto e proporcionem equilíbrio entre as partes, onde a arrecadação consiga avançar sem prejuízo do fortalecimento e crescimento das empresas.

Assuntos como educação e justiça fiscal, retomada da economia pós pandemia, “sua nota tem valor”, reforma tributária, propostas apresentadas pelas entidades que sugerem alterações em procedimentos tributários, Guia Rápido DT-e, que traz orientações sobre o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), entre outros, foram e são pautados para discussão e busca de consenso com o objetivo do equilíbrio desejado.

Assim, priorizando o diálogo com o setor produtivo e as entidades profissionais, o ambiente de negócios do Estado do Ceará vai se consolidando e se tornando cada vez mais promissor.

Nesse novo cenário, que se inaugura com a Presidência do habilidoso Emílio Morais (Presidente do Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação-COFIN da FIEC) para o biênio 2025-2027,  espera-se ainda mais credibilidade e efetividade do CONDECON.

A expectativa é que a nova liderança amplie os espaços de escuta e participação das entidades representativas do setor produtivo, transformando o colegiado em um verdadeiro fórum de construção de soluções. Trata-se de uma oportunidade de transformar o diálogo em resultados concretos, aproximando contribuintes e administração fazendária em um ambiente de maior previsibilidade, confiança e respeito mútuo

Antonio Braga Neto é advogado, sócio da CBM & ADVOGADOS. Conselheiro do CONDECON, pós-graduado em contabilidade e planejamento tributário pelo CETRED/UFC, e pós-graduando em Advocacia Tributária pela EBRADI.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

MAIS LIDAS DO DIA

Câmara aprova volta do despacho gratuito de malas até 23 kg

Congresso acumula mais de 200 projetos sobre segurança pública

PDT realiza convenção em Fortaleza para eleger novos diretórios

Brasileiros percebem piora na segurança pública durante governo Lula, aponta pesquisa

Senado dos EUA rejeita tarifas de Trump sobre produtos brasileiros

Rampup Business expande atuação e lança RamPar no Ceará

Banco do Nordeste é destaque nacional em gestão de fundos em levantamento da FGV

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

Reforma Administrativa ataca privilégios e quer impor freio histórico aos gastos de parlamentares