
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Pessoas portadoras da imunodeficiência humana, o HIV, não fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. Apesar disso, é preciso seguir as mesmas recomendações da população em geral. Ou seja, devem manter o isolamento social, higiene, hidratação, boa alimentação e realizar o tratamento de controle do HIV de forma contínua.
“Se o paciente toma os medicamentos corretamente e faz o acompanhamento regular, ele provavelmente terá o CD4 (células do sistema imunológico) acima de 200. Ele sofre o mesmo risco que a população em geral”, afirma o médico infectologista Érico Arruda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), unidade do Governo do Ceará.
Quem sofre de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também devem manter o tratamento em dia. O Hospital São José está funcionando com programação especial para atender aos pacientes regulares. As consultas estão suspensas por tempo indeterminado, mas uma equipe estará disponível diariamente, entre 7h e 17h, para assegurar o recebimento de receitas e dispensação de antirretrovirais.
Os pacientes de primeira consulta também estão sendo atendidos, recebendo orientação e medicação adequada, assim como tratamentos de PrEP e PEP. A emergência do HSJ funciona normalmente para atender pessoas com sintomas de HIV. O atendimento acontece de forma isolada, sem qualquer contato com pacientes diagnosticados com coronavírus.







