Fortaleza verá uma nova rodada de pesquisas eleitorais com diferentes institutos contratados por órgãos de comunicação da Capital para medir as intenções de voto na disputa pela Prefeitura, que possui o segundo maior orçamento público do Ceará. As versões anteriores dessas pesquisas, muitas vezes díspares entre si, têm servido como termômetro para o comportamento dos comitês de campanha, da militância e também dos candidatos, que moldam suas falas e ações ao desejo do eleitor expressado nas pesquisas.
Pesquisa Quaest (veja aqui a análise do resultado)
- Contratante: TV Verdes Mares
- Custo: R$ 85.950,00
- Metodologia: 900 entrevistas presenciais. Questão estimulada com identificação do partido de cada candidato.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais
- Data de divulgação: 11 de setembro (esta quarta-feira)
Pesquisa Datafolha (veja aqui o resultado)
- Contratante: Jornal O Povo
- Custo: R$ 76.630,00
- Metodologia: 826 entrevistas em pontos de fluxo populacional. Questionário não identifica o partido dos candidatos.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais
- Data de divulgação: 13 de setembro (sexta-feira)
Paraná Pesquisas
- Contratante: DON7
- Custo: R$ 50.000,00
- Metodologia: 800 entrevistas presenciais. Questionário mostra ao entrevistado o número do candidato, mas sem o nome do partido.
- Margem de erro: 3,5 pontos percentuais
- Data de divulgação: 16 de setembro (segunda-feira)
Por que importa: As diferentes metodologias e resultados entre as pesquisas costumam influenciar diretamente as estratégias das campanhas e a percepção dos eleitores em um cenário político acirrado.
A pesquisa Focus Poder + AtlasIntel: As pesquisas indicadas acima utilizam o modo de abordagem presencial dos eleitores. Já a pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Focus Poder, faz as entrevistas via WEB, com o questionário chegando aos eleitores de modo aleatório, como um anúncio, durante, por exemplo, a navegação em uma rede social. Aviso: passar o questionário adiante o invalida. A nova rodada da Atlas será anunciada em breve.
Leia também
+ Pesquisa FocusPoder/AtlasIntel mostra empate técnico em Fortaleza, mas há nuances
+ A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza