A parceria Focus.jor + TVDD, por Wagner Barbosa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Wagner Barbosa é diretor executivo da Casa de Vovó Dedé, instituição não governamental que forma milhares de jovens na área de música, audivisual e tecnologias.

A Casa de Vovó Dedé é uma instituição, sem fins lucrativos, que há 29 anos trabalha na periferia de Fortaleza, educando crianças e jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, através da música, das artes, cultura e tecnologia.

Há aproximadamente cinco anos, a Casa iniciou um processo de ampliação de ofertas de cursos profissionalizantes que pudesse ser, em primeiro lugar, capaz de rapidamente criar oportunidade de trabalho para os jovens e que fosse naturalmente uma extensão do que a instituição já fazia muito bem, que era o ensino de música e de arte.

Desse ideal surgiu o curso de audiovisual e logo em seguida a TVDD, a TV da Casa de Vovó Dedé. A instituição passou a trabalhar construindo a infraestrutura capaz de dar suporte a esse projeto, tais como: estúdios de áudio e de TV e aquisição de equipamentos profissionais, sempre seguindo a linha de disponibilizar aos seus assistidos o que há de melhor e mais moderno, que fosse o exigido pelo mercado de trabalho onde o jovem seria inserido.

A TVDD iniciou seus projetos produzindo conteúdos musicais, shows, recitais, performances, debates sobre música, arte e cultura. Ao longo do tempo se especializou nessa área atendendo as demandas dos músicos formados na Casa e posteriormente abrindo sua atuação para os atores da cena musical de Fortaleza e do próprio Estado como um todo.

Essa caminhada fez da TVDD a instituição que mais apóia e produz conteúdos artísticos musicais do Estado do Ceará. É reconhecido por todos a qualidade e profissionalismo com que produz e, diga-se de passagem, tudo de forma 100% gratuita e ainda, em alguns casos, disponibilizando verba de ajuda de custo aos músicos participantes dos projetos beneficiados.

Em pouco tempo, a TVDD tornou-se uma das mais importantes ferramentas de profissionalização dos jovens assistidos pela Casa, colocando no mercado profissionais competentes e sobretudo cientes de seus deveres para com a sociedade, cidadãos de bem influenciados pelos valores que receberam em suas passagens pela instituição.

No entanto, a Casa entendendo a necessidade de se ampliar o leque de conhecimentos que ela oferta aos jovens assistidos para além da área técnica, formando jovens cinegrafistas, iluminadores, técnicos em áudio, editores de vídeo, produtores, passou a desenvolver um processo que envolveria a formação também da área da construção e produção de conteúdo.

Logo passou também a formar redatores, escritores, repórteres, entrevistadores, buscando fechar o ciclo total de um novo conceito de “Comunicação” integrando os conhecimentos e ferramentas existente no mercado há muito tempo, como rádio, jornal e a própria TV com as novas plataformas de comunicação desenvolvidas a partir da internet.

Para efetivamente possibilitar a implantação dessa verdadeira “Escola de Comunicação” tão importante para consolidar esse projeto da Casa que possui no seu DNA a educação e a formação profissional, tão bem realizada nos cursos de formação musical, a TVDD inicia a partir de agora uma parceria com uma das mais respeitadas instituições de jornalismo do Ceará, consolidada por sua competência e credibilidade, dirigida pelo jornalista Fábio Campos, um profissional de reconhecida referência .

A parceria entre a Focus.jor e a TVDD tem por objetivo principal possibilitar a instituição a fechar o leque da formação técnica profissional dos jovens participantes, e, a partir desse ponto, contribuir para a geração de receitas para que a TVDD passe a ser uma provedora de recursos para ajudar a financiar os trabalhos sociais desenvolvidos pela Casa de Vovó Dedé.

Essa parceria se inicia neste 29 de março de 2022 quando vai ao ar o inédito Focus Colloquium, programa que já era produzido pela Focus. Dessa vez, a entrevista foi toda produzida e gravada nos estúdios da TVDD, com a talentosa execução dos seus professores e alunos. Para coroar, o entrevistado é o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

Para essa produção a TVDD disponibiliza além de todo o aparato técnico de equipamentos e instalações, as suas equipes de profissionais formadas por alunos e ex- alunos, oriundos vindos de seus cursos técnicos, nas funções de: coordenação e produção geral de áudio, roadies e apoio de palco, captação de áudio, sonorização, edição de áudio, mixagem e masterização, direção de imagens, captação de imagens, operação de sistemas, iluminação, fotografia still, assistência de produção, produção e edição. Todos sob a coordenação de profissionais do mercado do audiovisual.

Saiba Mais
+
Focus.jor e TVDD formam parceria inédita na produção de conteúdo jornalístico

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará supera média nacional e varejo cresce 3,1% no 1º semestre

STJ afasta governador do Tocantins por suspeita de fraude na pandemia

Deputado é preso acusado de intermediar armas para facção

Gestantes, lactantes e puérperas têm prioridade em ação trabalhista, decide Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Crime da 113 Sul: STJ anula ação penal do assassinato de ex-ministro do TSE e sua esposa após 16 anos

Maracanaú: Mix Mateus é autuado por cobrar preços diferentes entre prateleira e caixa

Governo tenta frear anistia e vê gesto do Centrão a Tarcísio

Para que serve uma Universidade? Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

EPIs: A aposta da Matercol em um mercado bilionário que só cresce