
O fato: Mais de 119,6 milhões de brasileiros usaram a internet para acessar bancos ou instituições financeiras em 2024, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 71,2% dos 168 milhões de usuários de internet no país e mostra um salto expressivo em relação a 2022, quando 97,1 milhões (60,1%) usaram serviços bancários online.
Em dois anos, o Brasil incorporou 22,5 milhões de novos usuários de internet banking, em movimento que, segundo o analista do IBGE Gustavo Geaquinto Fontes, reflete uma transição digital acelerada. “Foi um aumento muito rápido, 11,1 pontos percentuais em um período de dois anos”, afirmou.
Pix e bancarização impulsionam avanço: Embora a pesquisa da Pnad Contínua não especifique os tipos de serviços realizados, os analistas do IBGE atribuem o avanço a dois fatores principais: o aumento da bancarização e o uso massivo do Pix. “Cada vez mais pessoas fazem uso de bancos por meio de aplicativos de celular”, afirmou Fontes. Já Leonardo Quesada, também do IBGE, ressalta: “O Pix acaba favorecendo muito isso… facilitou e fortaleceu esse movimento”.
Dados do Banco Central (BC) corroboram a tendência. Entre o fim de 2022 e o fim de 2024, o número de pessoas físicas com contas bancárias no Brasil cresceu 6%, passando de 188,3 milhões para 199,8 milhões. Já o Pix, lançado em novembro de 2020, contava com 159,9 milhões de pessoas físicas cadastradas até junho deste ano.
Cresce também o uso da internet para serviços públicos: Além dos serviços financeiros, o uso da internet para acessar serviços públicos também teve alta relevante. O total de pessoas que realizaram esse tipo de serviço passou de 54 milhões em 2022 para 65,2 milhões em 2024, saltando de 33,4% para 38,8% dos usuários de internet.
“Tem sido disponibilizados cada vez mais serviços públicos por meio da internet”, destaca Fontes. A pesquisa apurou os hábitos dos brasileiros nos 90 dias anteriores à entrevista domiciliar, realizada no último trimestre de 2024.
Comércio online também avança: Outro dado importante é o crescimento da compra e encomenda de bens e serviços online, que passou de 42% dos usuários de internet em 2022 para 48,1% em 2024.
Mudança no principal uso da internet no Brasil: O levantamento identificou ainda uma mudança no principal uso da internet pelos brasileiros. Se em 2019 a atividade mais comum era o envio de mensagens por aplicativos (95,8%), em 2024 ela passou para 90,2%, sendo superada pelas chamadas de voz e vídeo, que saltaram de 91,4% para 95%, tornando-se a principal prática digital da população.