
A empresa Comexport vai instalar uma fábrica de automóveis elétricos e híbridos em Horizonte. A unidade ficará onde antes funcionava o parque fabril da Troller.
Ao todo, serão investidos R$ 400 milhões na primeira fase. A expectativa é que esteja operacional já em 2025, produzindo 40 mil automóveis.
A ideia é fabricar modelos multimarcas, sendo seis veículos de três marcas consagradas no mercado mundial.
“Não vamos criar um carro no Ceará, mas vamos produzir o que é de mais moderno de veículos automotores para atender a indústria. É uma nova realidade”, disse o empresário da Comexport, Rodrigo Teixeira, durante a assinatura do memorando para implantação da fábrica no Ceará, no Palácio da Abolição. O evento contou com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, a vice-governadora Jade Romero, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, também estiveram presentes.
Alckmin, na ocasião, prometeu o início da operação para o primeiro semestre de 2025. “Infelizmente, ainda não podemos anunciar detalhes sobre as marcas e modelos de veículos que serão produzidos”, disse o vice-presidente. “Mas estou ansioso para anunciar o primeiro veículo elétrico ou híbrido produzido no Ceará”, garantiu em coletiva de imprensa.
“Esse é um projeto que tem força de melhorar a vida da população financeiramente, além de ajudar o meio ambiente. Eu não tenho dúvidas de que o Ceará pode liderar isso no Brasil, porque tem a energia mais limpa, mais renovável e, por outro lado, tem consciência para melhorar a vida da população”, seguiu.
São estimados 9 mil empregos, diretos e indiretos. Contudo, quando a unidade estiver disponível, serão quase 300. O projeto é viabilizado pelo programa Mover – Programa de Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal, que estabelece diretrizes para a produção de veículos de nova energia.
“O Ceará vai produzir veículos modernos, o que há de mais avançado será produzido no estado para mais de uma marca. A empresa vai fazer investimento de mais de R$ 360 milhões preparando a unidade”, enfatizou Elmano.
“Inclusive, já tivemos visitas dos parceiros. Eles olharam os terrenos que interessam às empresas para a produção dos veículos. Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte produzidas no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou logo após assinar com a Comexport o contrato de comodato, para cessão do imóvel.
O governador explicou que para viabilizar o projeto foi necessária a desapropriação da antiga fábrica de automóveis Troller. O imóvel, com área de 11,89 hectares, está localizado no bairro Catolé, mais precisamente no Km 37.7 da rodovia federal BR 116. A localização estratégica facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos.

A deputada e primeira-dama de Horizonte, Jô Farias, presente no evento, celebrou a iniciativa. “Estou muito feliz e confiante com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos e renda que estão chegando ao nosso estado. O Polo Automobilístico trará benefícios não apenas para Horizonte, mas também para o Vale do Caju”, disse.
Conforme a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, a estimativa é de que o complexo automotivo impacte em R$ 370 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. As projeções são obtidas a partir da análise da Matriz Insumo-Produto Regional do Ceará, disponibilizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que representa todas as relações intersetoriais da economia cearense.
Os dados apontam ainda que a contribuição do polo para a economia estadual será correspondente a 17,6% da economia de Horizonte, cujo último dado divulgado pelo Instituto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, foi de R$2,1 bilhões no PIB.
Alternativas à Ford
Após a saída da Troller do Ceará, marca que foi vendida nos idos de 1998 para a americana Ford, o Estado buscou alternativas para a unidade.
Conversas com montadoras globais aconteceram, entre elas da BYD. A chinesa adquiriu a fábrica da Ford em Camaçari e a expectativa era que assumisse também o parque industrial em Horizonte.
As negociações não avançaram. Nem por isso a ideia morreu.
Em junho, o governador Elmano de Freitas assinou um decreto autorizando a criação de um polo automobilístico no município.
A medida, segundo o documento, visa fomentar a instalação de novas empresas no setor automotivo no Ceará.
Não se trata somente de oferecer a infraestrutura, mas também desenvolver programas de capacitação e treinamento para profissionais do setor em diversos níveis, criar um ambiente favorável para a redução de custos logísticos e de estoque, e melhorar o acompanhamento e avaliação dos fornecedores também estão previstos no decreto.
Quem é a Comexport?
A empresa é líder em comércio exterior no País, atende mundialmente diversos setores da economia, entre eles, o automotivo e transportes em geral, têxtil, farmacêutico, químico, siderúrgico, ferroviário, mineração e alimentício. Foi fundada em 1973 e atualmente conta com mais de 550 funcionários.
Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.