Após Eunício riscar o chão, PDT se move no Ceará pelas mãos de Ciro

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Ciro cumprimenta militante no encontro do PDT. Atrás, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o deputado federal Mauro Filho, nomes de sua inteira confiança.

No dia seguinte ao Focus Colloquium (assista aqui) com Eunício Oliveira, o PDT se movimentou. Na entrevista de grande repercussão, o ex-senador estipulou o dia 10 de julho como um marco do MDB para ter a definição do nome do PDT ao Governo. Tal sequência se acontecimentos terá sido mera coincidência?

O fato é que o presidenciável Ciro Gomes (PDT) iniciou nesta terça-feira, 28 de junho, o processo interno para definir o nome do partido na disputa pelo Governo. Tanto que na agenda estão conversas de Ciro com Izolda Cela (governadora), Roberto Cláudio (o ex-prefeito de Fortaleza), Mauro Filho (deputado federal) e Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará).

É muito provável que o grupo governista, hegemônico no Ceará há quase duas décadas, opte pela fórmula dos debates internos transmitidos pelas redes sociais. Em paralelo, o comando escuta os aliados. No fim das contas, Ciro bate o martelo. Martelo esse que, na cabeça de Ciro, já pode estar batido.

Foi o caso, por exemplo, da escolha de José Sarto como candidato do PDT a prefeito de Fortaleza, em 2020. A torcida do Flamengo e a do Ceará já sabiam de antemão que Ciro já tinha seu nome no bolso independentemente do desempenho dos pré-candidatos nos debates temáticos do PDT.

Bom, o fato é que o PDT faz seu primeiro movimento efetivo. Curiosamente, movimento este puxado por Ciro, que está mergulhado na disputa nacional. Situação que reforça um pensamento usual nos bastidores: o Ceará é o que mas importa para o grupo político comandado por Ciro Gomes.

No dizer de um interlocutor do Focus, “Eunicio definiu seu espaço, riscou com giz sua linha divisória. Do seu lado, Camilo, Izolda, Luizianne e o PT. Do outro, os Ferreira Gomes”, muito embora o ex-senador tenha ressaltado que Ivo Gomes, como prefeito de Sobral, cumpriu o acordo de apoiá-lo e até montou um comitê de Eunício na cidade para a disputa de 2018.

Bom, de todo modo, a fala de Eunício no Focus Colloquium reacendeu os debates políticos no Ceará. Um ponto da entrevista ficou claro: entre os quatro nomes colocados pelo PDT, o MDB topa a aliança com o PDT desde que a escolha recaia sobre Izolda Cela.

O problema é que a condução no PDT vai se dar pelas mãos de Ciro um feroz antagonista de Eunício. A um ponto que há vários processos judiciais movidos pelo emedebista contra o pedetista. O antagonismo mútuo certamente influenciará os comportamentos e decisões de cada lado.

No entanto, é preciso observar um ponto: a aliança com o MDB e o PT é capaz de resolver a questão a favor do PDT ainda no 1º tuno. Sem essas duas siglas na composição, o segundo turno é inevitável e, mais importante, imprevisível.

Leia Mais
+Caso aliança com PDT fracasse, sonho vermelho de Eunício é chapa com Lula, Camilo e Luizianne

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono