Depois de Jaguaribe e Quixeré, chega a Aquiraz o 10º Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC, com programação neste sábado (20), a partir das 18h, na Praça da Cultura. Na estrutura erguida pelo festival, o público vai conferir apresentações de artistas cearenses e internacionais. O acesso é gratuito e livre para todas as idades.
Três atrações de Aquiraz abrem a programação: Grupo Catabum, Palhaço Tutu e Palhaço Esquecido. Em seguida, apresentam-se o Coletivo FusCirco, de Fortaleza, Cristian Gallego, da Colômbia, e a Companhia Circense Los TrásTorna2, com artistas da Colômbia e da Venezuela.
Nesta edição comemorativa de 10 anos, o Festival de Circo fará dois circuitos, cada um deles passando por cinco cidades. Depois de Aquiraz, o Circuito Leste do festival segue com programação nos dias 26 e 27 de julho na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. No dia 9 de agosto, o primeiro roteiro termina com espetáculos em Jijoca de Jericoacoara, cidade da Costa do Sol Poente, no Litoral Oeste cearense. A segunda etapa desta edição, Circuito Oeste, será entre outubro e novembro, passando por mais cinco cidades cearenses.
O Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC nasceu em 2014 com o objetivo de promover e preservar a rica tradição circense. A cada edição, o festival oferece uma gama de atividades para estimular a produção e a inovação no campo de produtos culturais, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural para artistas e comunidades. Ao todo, a 10ª edição do festival somará mais de 100 apresentações, levando aos picadeiros mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais.
O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.