O resumo da super-semana de pesquisas eleitorais em Fortaleza:
1. Tendência confirmada: Pesquisas de Quaest, Datafolha e Paraná corroboram a tendência de polarização apontada pela Atlas, que indicou, em 30 de agosto, o crescimento de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
2. Polarização em alta: Fernandes e Leitão seguem em ascensão, sugerindo uma polarização entre direita e esquerda. No entanto, ainda é incerto se essa tendência será mantida até o final da campanha. Atentem: caso Capitão estanque sua linha de queda (havia indicativos nesse sentido na Atlas do dia 30), a ideia de polarização permanece viva.
3. Queda de Wagner e Sarto: À medida que Fernandes e Leitão sobem, Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT) perdem apoio. Wagner, apesar de estar em queda, mantém-se competitivo, enquanto Sarto parece preso em uma espiral negativa.
4. Cenário inédito: A resistência de Wagner pode criar uma situação inédita em Fortaleza, onde dois candidatos de direita disputem o voto útil contra o provável adversário do PT, Evandro Leitão, em um segundo turno.
5. Força de Evandro Leitão: Leitão ainda não lidera nas pesquisas, mas sua trajetória de crescimento, o apoio da forte coligação e o tempo farto no horário gratuito, o colocam como forte candidato ao segundo turno. Seu cenário ideal é enfrentar André Fernandes.
Conclusão: O cenário eleitoral em Fortaleza aponta para uma disputa acirrada, com boas chances de polarização direita-esquerda e uma reta final imprevisível.
De Agosto pra hoje na Paraná Pesquisas
Wagner – 31,3% agora 24% – queda de 7,3%
Sarto – 20,1% agora 16,8% – queda de 3,3%%
André – 16,4% agora 22,1% – subida de 5,7%
Evandro – 10,1% agora 19,5% – subida de 9,4%