Atenção: Lula negocia com Tasso apoio do PSDB a Elmano

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O ex-presidente Lula da Silva e o senador Tasso Jereissati em encontro ocorrido em agosto de 2021, em Fortaleza. Imagem: Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter

Além de tentar atrair o PSB para a aliança petista no Ceará, Lula da Silva conversa com o senador Tasso Jereissati para que o PSDB componha a aliança em torno de Elmano de Freitas (PT). O petista e o tucano agendaram encontro pessoal para a próxima quarta-feira, em São Paulo. A informação é de reportagem da Folha de S.Paulo.

“Tasso não vai concorrer à reeleição ao Senado. Ele vem sendo cotado para ser candidato a vice-presidente na chapa liderada pela senadora Simone Tebet (MDB), mas tem dito a aliados que está desanimado para encarar o desafio”, conta a reportagem.

Segundo a Folha, “a conversa servirá para negociar os termos de uma possível aliança que deve incluir apoio de Tasso a Lula em um eventual segundo turno das eleições presidenciais. O petista deve participar do ato de lançamento da candidatura de Elmano no Ceará, marcado para 03 de agosto”.

“Para tentar atrair o PSDB, articulação que traria junto o partido federado Cidadania, o PT negocia as vagas de vice-governador ou suplência para o Senado na chapa”. Formado por cinco partidos -PP, PT, PV, PCdoB e MDB -, o bloco pode chegar a sete siglas caso a federação PSDB-Cidadania opte pela aliança encabeçada pelo PT.

A reportagem lembra que Lula e Tasso têm uma relação cordial e já haviam se encontrado em Fortaleza em agosto do ano passado (vejam a imagem acima). Porém, Focus lembra que a aproximação de Tasso com Lula tem um mediador importante: o agora candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), o ex-tucano herdeiro político de Mário Covas que foi muito próximo de Tasso.

Focus apurou que um dos interlocutores de Tasso no Ceará é o ex-deputado Eudoro Santana, pai de Camilo. Eudoro e Tasso mantêm longa relação, entre altos e baixos. Importante lebrar que o pai do ex-governador Camilo foi secretário no primeiro Governo de Tasso, iniciado em 1987. Tempos depois, manteve-se na oposição, mas sem ferozes enfretamentos com o tucano.

As conversas em torno de Tasso têm sido constantes. Porém, o senador dialoga de maneira mais ampla. O PSDB só fará sua convenção no dia 4 de agosto. Até lá, o tucano trabalha nos bastidores. Seu objetivo primário: manter a aliança que sustentou o Governo de Camilo. Portanto, inlcuindo o PDT.

Para isso, só há uma solução em vista. Seu nome é Cid Gomes. Tasso trabalha com a perspectiva de que o prazo para negociações não se fecha com as convenções, mas sim com o prazo legal para inscrição das chapas na Justiça leitoral, que é 5 de agosto. Lembrando que o PT marcou sua convenção para 2 de agosto.

Importante: os governos Camilo Santana  Izolda Cela mantiveram Maia Júnior como secretário. Com Santana, no Planejamento, Maia deu uma cara nova e eficiente a uma gestão que havia passado dois anos meio modorrenta.

Mesmo mudando para o Desenvolvimento Econômico no início da segunda gestão de Camilo, uma pasta mais restrita que a do Planejamento, Maia manteve-se como um notável carro-chefe das políticas públicas na área que é tão importante quanto a educação.

Maia Júnior é filiado ao PSDB. Mais que isso, é um militante do tassismo e seu legado, o melhor da História do Ceará. Hoje, qualquer ideia e movimento que se prezem frelacionados ao desenvolvimento econômico do Ceará precisa ter o secretário como intelocutor obrigatório.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono