Atividade econômica cresce 0,9% em janeiro e mantém otimismo para 2025

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A atividade econômica brasileira voltou a crescer no início de 2025, após registrar recuo em dezembro de 2024. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou alta de 0,9% em janeiro em comparação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).

No período, o IBC-Br alcançou 154,6 pontos. Na comparação com janeiro de 2024, o crescimento foi de 3,6% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o índice também ficou positivo, com avanço de 3,8%.

Importância do IBC-Br: O IBC-Br é um indicador que avalia a evolução da atividade econômica do país e funciona como uma referência para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 13,25% ao ano.

O índice considera o nível de atividade dos principais setores da economia — indústria, comércio e serviços, e agropecuária — além do volume de impostos. Apesar de não ser uma prévia oficial do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br contribui para a formulação de estratégias de política monetária.

Impacto da Selic na economia: A Selic é a principal ferramenta do Banco Central para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom eleva a taxa de juros, a intenção é frear a demanda aquecida, o que ajuda a conter os preços, já que os juros mais altos encarecem o crédito e incentivam a poupança. Por outro lado, taxas elevadas também podem inibir o crescimento econômico.

Já quando o Copom reduz a Selic, o crédito se torna mais acessível, estimulando a produção e o consumo, o que impulsiona a economia, mas pode aumentar a inflação se a demanda aquecida não for acompanhada por oferta suficiente.

Inflação sobe em fevereiro: Mesmo com o avanço da atividade econômica, a inflação voltou a acelerar em fevereiro, puxada principalmente pela alta da energia elétrica. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou em 1,31% no mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou 5,06%, ultrapassando o teto da meta de 3%, que tem tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Com a inflação pressionada e o dólar em alta, o Banco Central optou por mais um aumento da Selic na reunião de janeiro, consolidando o quarto aumento consecutivo da taxa. Para a próxima reunião do Copom, prevista para esta semana, está confirmada uma nova elevação de um ponto percentual, levando a Selic para 14,25% ao ano.

PIB: perspectivas e crescimento

Apesar da cautela com a inflação e os juros elevados, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fechou 2024 com crescimento de 3,4%. O resultado representa o quarto ano consecutivo de avanço da economia, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB registrou alta de 4,8%.

O IBC-Br e o PIB utilizam metodologias distintas para medir a atividade econômica. O PIB é o indicador oficial e engloba a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país. Já o IBC-Br serve como uma ferramenta complementar para o Banco Central no monitoramento econômico e na formulação de políticas monetárias.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

MPCE cobra protocolos de emergência em academias de Fortaleza

Aeroporto de Juazeiro do Norte supera meio milhão de passageiros em 2025

Exportações brasileiras de serviços atingem US$ 51,8 bilhões em 2025

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (02)

Justiça condena Pablo Marçal a indenizar Guilherme Boulos por fake news nas eleições de 2024

Romeu reabre trabalhos da Alece com “foco em interesse coletivo” e Elmano em defesa das “entregas” do Governo

MPCE cobra acessibilidade em obras e prédios públicos de Fortaleza

Pix fecha o cerco: dinheiro de golpes não “some” mais tão fácil

UFC recebe Selo Parceiro da Justiça 2025 pelo enfrentamento à violência contra a mulher