Atividade econômica cresce 0,9% em janeiro e mantém otimismo para 2025

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A atividade econômica brasileira voltou a crescer no início de 2025, após registrar recuo em dezembro de 2024. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou alta de 0,9% em janeiro em comparação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).

No período, o IBC-Br alcançou 154,6 pontos. Na comparação com janeiro de 2024, o crescimento foi de 3,6% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o índice também ficou positivo, com avanço de 3,8%.

Importância do IBC-Br: O IBC-Br é um indicador que avalia a evolução da atividade econômica do país e funciona como uma referência para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 13,25% ao ano.

O índice considera o nível de atividade dos principais setores da economia — indústria, comércio e serviços, e agropecuária — além do volume de impostos. Apesar de não ser uma prévia oficial do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br contribui para a formulação de estratégias de política monetária.

Impacto da Selic na economia: A Selic é a principal ferramenta do Banco Central para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom eleva a taxa de juros, a intenção é frear a demanda aquecida, o que ajuda a conter os preços, já que os juros mais altos encarecem o crédito e incentivam a poupança. Por outro lado, taxas elevadas também podem inibir o crescimento econômico.

Já quando o Copom reduz a Selic, o crédito se torna mais acessível, estimulando a produção e o consumo, o que impulsiona a economia, mas pode aumentar a inflação se a demanda aquecida não for acompanhada por oferta suficiente.

Inflação sobe em fevereiro: Mesmo com o avanço da atividade econômica, a inflação voltou a acelerar em fevereiro, puxada principalmente pela alta da energia elétrica. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou em 1,31% no mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou 5,06%, ultrapassando o teto da meta de 3%, que tem tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Com a inflação pressionada e o dólar em alta, o Banco Central optou por mais um aumento da Selic na reunião de janeiro, consolidando o quarto aumento consecutivo da taxa. Para a próxima reunião do Copom, prevista para esta semana, está confirmada uma nova elevação de um ponto percentual, levando a Selic para 14,25% ao ano.

PIB: perspectivas e crescimento

Apesar da cautela com a inflação e os juros elevados, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fechou 2024 com crescimento de 3,4%. O resultado representa o quarto ano consecutivo de avanço da economia, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB registrou alta de 4,8%.

O IBC-Br e o PIB utilizam metodologias distintas para medir a atividade econômica. O PIB é o indicador oficial e engloba a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país. Já o IBC-Br serve como uma ferramenta complementar para o Banco Central no monitoramento econômico e na formulação de políticas monetárias.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará supera média nacional e varejo cresce 3,1% no 1º semestre

STJ afasta governador do Tocantins por suspeita de fraude na pandemia

Deputado é preso acusado de intermediar armas para facção

Gestantes, lactantes e puérperas têm prioridade em ação trabalhista, decide Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Crime da 113 Sul: STJ anula ação penal do assassinato de ex-ministro do TSE e sua esposa após 16 anos

Maracanaú: Mix Mateus é autuado por cobrar preços diferentes entre prateleira e caixa

Governo tenta frear anistia e vê gesto do Centrão a Tarcísio