Candidatura do Psol/Rede pede ao MP investigação contra André Fernandes por “nepotismo cruzado”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A candidata à vice-prefeita pela coligação Psol/Rede, Cindy Carvalho, solicitou a abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) no Ministério Público contra o candidato André Fernandes (PL).

A ação tem como objetivo investigar denúncias recebidas por Cindy sobre um possível esquema de nepotismo cruzado envolvendo o candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL).

Entenda: Segundo o Diário Oficial do Município de Fortaleza, familiares de André, incluindo sua esposa Luana Fernandes, sua mãe Marilene, sua irmã Cinthia e seu cunhado Edilanio de Souza, ocupavam cargos no gabinete do vereador Inspetor Alberto (PL).

Em contrapartida, a esposa do vereador, Maria do Socorro Moreira, foi nomeada para um cargo no gabinete de André Fernandes na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Atualmente, esses familiares estão alocados no gabinete do vereador Julierme Sena (PL), outro aliado político de André.

Justificativa de Cindy: Segundo a candidata, essa situação levanta suspeitas de nepotismo cruzado, que ocorre quando autoridades nomeiam familiares em troca de favores, burlando, assim, a proibição de nepotismo e infringindo princípios constitucionais de moralidade, eficiência, isonomia e impessoalidade.

“Nós tivemos conhecimento do ocorrido através de vídeos nas redes sociais e de pessoas que, com receio de retaliação, pediram para não serem identificadas”, começou Cindy.

“A denúncia do candidato Wagner foi realizada após a divulgação em nossas redes sociais. Estivemos no Ministério Público formalizando uma denúncia sobre nepotismo cruzado contra o candidato André Fernandes. Ele teria praticado o ato ao nomear sua mãe, irmã, esposa e cunhado em gabinetes de outros parlamentares de Fortaleza, todos do mesmo partido (PL)”, explicou com exclusividade ao Focus Poder.

“Nosso objetivo com essa denúncia não é alterar o cenário da disputa política municipal, mas, sim, garantir a apuração das denúncias recebidas”, continuou.

Segundo a candidata, “independentemente do período eleitoral, trata-se de uma ação grave e criminosa, praticada por um deputado que, se eleito, pode estar à frente de Fortaleza, a quarta cidade mais importante economicamente do país”.

O Focus Poder teve acesso ao documento que ainda não foi liberado para divulgação. É possível apenas afirmar que, segundo a candidata, tal ato viola princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade. A reportagem entrou em contato com o Ministério Público e André Fernandes, mas, até o atual momento, não obteve resposta. O canal segue em aberto para esclarecimentos.

CW citou caso

Capitão Wagner, durante debate na TV Cidade, realizado no último sábado, 28, falou sobre o caso. Para ele, é “nepotismo cruzado em qualquer lugar do mundo”.

“Está muito claro: A esposa do Inspetor Alberto está no gabinete do deputado André, enquanto quatro parentes dele, mãe, esposa, irmã e cunhado, estão no gabinete do Inspetor. Ele precisa responder a seus eleitores e até agora não fez isso”, destacou.

“Quando digo que André representa a velha política disfarçada de novidade, é porque ele emprega as mesmas táticas que tanto condenamos do PT”, afirmou Capitão Wagner em suas redes sociais. “André é um cavalo de Troia, que se apresenta como um presente atraente, mas que, por dentro, está repleto de armadilhas”, declarou CW.

Confira o vídeo de Cindy:

André rebate críticas de “nepotismo cruzado” e dispara contra CW

Capitão Wagner acusa André Fernandes de “nepotismo cruzado”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

A condenação dos golpistas – O dia depois do dilúvio; Por Ricardo Alcântara

Encontro de Chagas e Rueda em Fortaleza abre articulação decisiva do União