Caravana Ceará Um Só encerra jornada 2025 com encontro na Grande Fortaleza

COMPARTILHE A NOTÍCIA

FOTO: Dennis Moraes – Ascom Seplag


O fato
: depois de percorrer mais de 6 mil quilômetros em encontros presenciais por 13 das 14 regiões de planejamento do Estado, a Caravana Ceará Um Só fará sua última parada deste ano na Grande Fortaleza, reunindo, no dia 18 de novembro, gestores públicos e técnicos dos 19 municípios da região. O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, das 8h às 17h, e as inscrições já estão abertas no link: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1365.

O movimento, liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), tem interiorizado boas práticas de gestão pública, oferecendo suporte técnico e aproximando Estado e municípios. Segundo o secretário Alexandre Cialdini, a Caravana fortalece o diálogo e a cooperação com os municípios, promovendo uma gestão pública mais eficiente, eficaz e alinhada às demandas sociais.

“A grande força do projeto está no contato direto com quem gerencia o dia a dia das cidades. Estamos construindo soluções conjuntas, ouvindo as realidades locais e oferecendo suporte técnico para fortalecer políticas públicas em todas as regiões”, afirma Cialdini. Ele ainda reforça que a Caravana é “mais do que encontros: é um movimento permanente de integração, aprendizado e inovação na gestão pública”.

Grande Fortaleza: Responsável por cerca de 63,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, segundo o Ipece, a Grande Fortaleza concentra papel central no desenvolvimento econômico do Estado. A região inclui os municípios de Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Programação: Pela manhã, serão apresentados os investimentos e projetos do Governo do Ceará, em áreas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social e empreendedorismo, além da atuação da EGPCE nos municípios. O diretor da EGPCE, Saulo Braga, ressalta que a Caravana amplia o alcance da formação em gestão pública, transformando o conteúdo discutido em trilhas de conhecimento disponíveis gratuitamente na plataforma da escola.

À tarde, serão realizadas oficinas temáticas sobre transformação digital, reforma tributária, previdência municipal, gestão patrimonial, captação de recursos não onerosos e LGPD, entre outros temas. Haverá ainda assinatura de termos de cooperação com o programa Ceará Sem Fome e com a EGPCE, adesão ao programa Papel da Casa e implementação do projeto-piloto da plataforma Ceará Um Só nos 14 municípios polo de cada região. Os participantes receberão certificação da EGPCE.

Sobre a Caravana: A Caravana Ceará Um Só integra o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, instituído pela lei complementar nº 180/2018. Iniciada em maio de 2025, a Caravana percorreu todas as regiões de planejamento do Estado e será encerrada em Fortaleza no dia 18 de novembro. O projeto conta com apoio de Cetrede, BNB, CRC-CE, OAB-CE, Corecon-CE, Ceará Sem Fome, UFC, Aprece, UVC e Centec.

Serviço

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura de Forquilha vai realizar seu primeiro concurso público

Editora é condenada por mudar pseudônimo de autor do livro, decide STJ

TST mantém dispensa de bancária e afasta alegação de etarismo

Após redução da Petrobras, gasolina tem recuo de 1,92% em Fortaleza

Ceará amplia emissões de gases de efeito estufa em 24% em cinco anos

STF mantém condenações no caso da tentativa de golpe e rejeita recursos da defesa

Atividade econômica recua 0,2% em setembro

Caravana Ceará Um Só encerra jornada 2025 com encontro na Grande Fortaleza

O pecado mortal da omissão; Por Walter Pinto Filho