Catanho será candidato em Caucaia e Luizianne mantém pré-candidatura em Fortaleza

COMPARTILHE A NOTÍCIA

As articulações se afunilaram e Waldemnir Catanho será apresentado formalmente nesta sexta-feira, 15 de março, como o pré-candidato a prefeito de Caucaia, a segunda maior cidade do Ceará. O ato político encabeçado pelo prefeito Vitor Valim (PSB) reunirá vereadores e lideranças partidárias da cidade.

As conversas em torno de Catanho, que hoje está na assessoria política do Palácio da Abolição, começaram há cerca de um mês. Diversos personagenbs se envolveram nas negociações, incluindo o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana e a deputada federal Luizianne Lins.

Focus apurou que o tema foi um dos pontos da recente conversa entre Luizianne e o governador. Após a reunião, ocorrida na última segunda-feira, a petista passou a concordar com a tese de que não será necessário realizar prévias do PT para definir o nome do partido que concorrerá em Fortaleza, bastando o encontro para tal.

Durante as negociações, a escolha de Catanho em Caucaia foi inevitavelmente vinculada à posição da deputada Luizianne em Fortaleza. A trajetória dos dois está historicamente vinculada. Além de acatar a tese do encontro em vez das prévias, Luizianne teria sinalizado que abraçará o resultado que o partido decidir em Fortaleza.

Focus apurou também que Waldemir Catanho já possui domicílio eleitoral em Caucaia. É de se prever que seu cartaz de campanha carregará as imagens de Lula, Elmano, Camilo, Luizianne e Valim. Praticamente toda a base partidária que hoje sustenta o governador deverá fazer parte de sua aliança.

A própria Luizianne Lins havia sido sondada para disputar em Caucaia. No entanto, a deputada preferiu manter sua pré-candidatura em Fortaleza e foi a primeira a colocar o nome de Catanho à disposição.

A experiência em administração pública e na articulação política são apontadas como qualidades de Catanho. O jornalista , de 56 anos, foi por oito anos secretário de Governo na gestão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Há pouco mais de um ano, ocupa cargo no Palácio da Abolição.

A postura mais flexível de Luizianne após a conversa com Elmano foi decisiva para facilitar o acerto em Caucaia. A trajetória conciliadora de Waldemir Catanho e a persistência do prefeito Valim, que conquistou o aval de Camilo Santana, também foram pontos decisivos. A longa relação de Catanho com Elmano de Freitas fortaleceu a articulação.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades