O Ceará destacou-se como um dos estados líderes em qualidade educacional no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) 2024. De acordo com a pesquisa, sete dos 15 melhores municípios do país no componente “Acesso ao Conhecimento Básico” estão localizados no Ceará. O resultado evidencia o sucesso das políticas educacionais implementadas ao longo dos anos e reforça a importância de expandir as iniciativas na área da educação para consolidar ainda mais esses avanços.
Municípios em destaque
Entre os municípios cearenses que se destacaram, Catunda, uma pequena cidade situada a 258 km de Fortaleza, obteve a quarta melhor classificação nacional, com uma nota de 89,41. O município também lidera o ranking estadual no componente de educação. Catunda se destacou, principalmente, nos indicadores de evasão no ensino médio, distorção idade-série e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental. O desempenho notável se dá, em parte, pelo fato de que em 2023, 100% das crianças na cidade foram alfabetizadas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Outro destaque é Sobral, conhecida internacionalmente por ser o local onde se comprovou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein em 1919. O município, localizado a 230 km de Fortaleza, ocupa a 12ª posição no ranking nacional de acesso ao conhecimento básico, com uma pontuação de 87,03. Sobral é frequentemente reconhecida por seu desempenho no Ideb e controle da distorção idade-série, sendo também um dos líderes no estado do Ceará.
O IPS Brasil utiliza uma série de 53 indicadores provenientes de fontes oficiais e institutos de pesquisa para avaliar o progresso social e a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros. Entre os indicadores utilizados para a análise da educação, estão o abandono no ensino fundamental e médio, evasão no ensino médio, distorção idade-série, Ideb e reprovação escolar. Ao todo, 65 dos 184 municípios do Ceará conseguiram uma nota superior a 80 pontos no componente de acesso ao conhecimento básico do IPS Brasil 2024. Apenas cinco municípios do estado não superaram a média nacional de 71,72 pontos.
Embora o Ceará se destaque na educação, a pesquisa também revela desafios em outras áreas, como o acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, segurança pessoal e inclusão social, onde algumas das cidades de destaque em educação ocupam posições baixas no ranking nacional.
A pesquisa do IPS Brasil 2024 também ressaltou o desempenho de municípios do interior de São Paulo, que dominaram o ranking geral, com Gavião Peixoto no topo e Santana da Ponte Pensa liderando o ranking educacional, com 90,39 pontos.
O IPS Brasil
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative, que, desde 2014, coordena e divulga o IPS Global, uma análise do desempenho dos países em termos de progresso social. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente, permitindo a comparação do desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.
O índice é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
No site do IPS Brasil, é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local.
Como é feito?
Para traçar um quadro completo da qualidade de vida nos municípios, o IPS avalia um conjunto de indicadores em três grandes dimensões. Cada indicador passa por um processo rigoroso na modelagem estatística, desde a normalização, para que os dados sejam comparáveis, à validação da qualidade estatística do dado, definição de valores máximos e mínimos, e definição de pesos para cada indicador dentro dos componentes. O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social das três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades.
Foram utilizados um total de 53 indicadores, secundários e públicos, de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outros.