Ceará lança edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Assinatura para criação das 1.800 destinadas à qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde
Assinatura para criação das 1.800 destinadas à qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. Foto: Divulgação

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira, 8, edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. A ação acontece por meio do Projeto H-Tec, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O anúncio foi realizado pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Interessados poderão se inscrever no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a partir do próximo dia 13 até o dia 30 de agosto. O resultado final será divulgado em 10 de setembro. Para estar elegível para as vagas, basta possuir ensino fundamental completo e mais de 16 anos.

Sandra Monteiro, titular da Secitece, reafirmou o compromisso do Governo do Estado na capacitação e qualificação da população. “Hoje é um dia feliz. Mais uma etapa concluída. Quero agradecer as nossas vinculadas, que estão envolvidas nesse projeto. Estamos em um esforço conjunto, pensado como uma estratégia para o desenvolvimento, inclusão dentro da área das energias renováveis. Seguimos com o compromisso de qualificar cada vez mais os cearenses”, afirmou.

Cada aluno selecionado receberá bolsa de R$ 300 por 4 meses por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como forma de apoio para as formações.

As aulas deste primeiro ciclo acontecerão em seis laboratórios espalhados por todo o estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim. A previsão para o início das atividades é para outubro deste ano. “Os municípios tiveram como critério para a sua escolha a presença de mais investimentos de empresas e demanda para o mercado de trabalho na área das energias renováveis”, completou o governador Elmano de Freitas. Acaraú; Amontada; Cedro; Fortim; Quixeré; São Benedito; e Tauá também receberão laboratórios.

Dividido em três fases, o Projeto H-Tec já concluiu a formação de 1.050 multiplicadores em sua primeira fase. O objetivo é a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio