O fato: O Ceará atingiu, em 2024, o maior índice de alfabetização do país entre crianças da rede pública até o final do 2º ano do ensino fundamental: 85,3%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado supera com folga a média nacional de 59,2% e a meta federal de 60% prevista para o ano.
O estado cearense já havia registrado um alto desempenho em 2023, com 84,5%, e agora consolida sua posição de liderança nacional. O avanço é atribuído ao regime de colaboração entre o Governo do Estado e os municípios, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa, que promove ações articuladas para garantir a alfabetização na idade adequada.
Detalhes: Desde o ano passado, o Ceará entregou 63 Centros de Educação Infantil, além de ter ampliado a rede de escolas em tempo integral, investido em tecnologia educacional e valorizado os profissionais da educação.
Os dados fazem parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), ferramenta que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC. A avaliação considera habilidades como leitura de palavras e frases, localização de informações em pequenos textos e inferências simples.
O levantamento mostra ainda que mais da metade dos municípios brasileiros atingiu a meta de alfabetização em 2024, com quase 60% deles melhorando os indicadores em comparação com o ano anterior. Ao todo, 11 estados superaram a meta nacional e 18 registraram avanço nos índices de alfabetização.
A expectativa do MEC é que o país atinja 80% de crianças alfabetizadas na idade certa até 2030. O Compromisso Nacional também prevê medidas para recuperar a aprendizagem de estudantes do 3º ao 5º ano afetados pela pandemia, com foco em equidade educacional e apoio técnico e financeiro a estados e municípios.