
O Ceará se prepara para um verão de alta movimentação turística. A Azul Linhas Aéreas anunciou que, entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, vai operar 240 voos extras partindo ou chegando a Fortaleza, incluindo novas rotas diretas e reforço em conexões estratégicas.
A operação especial inclui voos inéditos para Congonhas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além do aumento da frequência para destinos já consolidados. No total, oito cidades serão atendidas:
- Belém – 28 voos semanais (diariamente)
- Viracopos – 32 voos semanais (diariamente)
- Congonhas – 14 voos semanais (diariamente)
- Uberlândia – 4 voos semanais (aos sábados e domingos)
- Ribeirão Preto – 2 voos semanais (aos domingos)
- São José do Rio Preto – 2 voos semanais (aos domingos)
- Recife – 58 voos semanais (diariamente)
- Confins/Belo Horizonte – 26 voos semanais (diariamente)
O aumento representa um acréscimo de 30% no número de decolagens e assentos disponíveis para a capital cearense no período.
Impacto no turismo
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou que o reforço na malha aérea coincide com o trabalho de promoção do destino:
“Ter 240 voos extras significa mais visitantes, mais oportunidades de negócios e mais geração de emprego e renda para os cearenses. Essa operação especial da Azul reforça a confiança do setor aéreo no nosso potencial turístico e fortalece a nossa economia.”
Já o diretor de Alianças, Malha e Revenue Management da Azul, André Mercadante, explicou que a estratégia da alta temporada busca atender clientes que procuram mais opções de lazer, voos diretos e conectividade regional, além de estimular novos mercados.