O fato: A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) e a Energia Pecém firmaram um Termo de Compromisso, nesta terça-feira (5), com o objetivo de estabelecer um contrato de prestação de serviço para o uso do sistema de distribuição de gás natural. O acordo, com vigência de três anos, visa ao desenvolvimento de infraestrutura para converter a termelétrica Energia Pecém, atualmente movida a carvão, em uma usina a gás natural.
Importância do acordo: A assinatura do termo representa um avanço crucial para a transição energética da usina UTE Pecém, que passará a usar gás natural em sua geração de energia. Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a usina é responsável por aproximadamente 50% da capacidade de geração de energia do Ceará, com 720 MW distribuídos em duas unidades geradoras. A usina possui uma capacidade máxima de 5.500 gigawatts-hora, suficiente para abastecer uma cidade de 5,6 milhões de habitantes. Com a conversão, a demanda de gás natural da Energia Pecém pode alcançar até 6.800.000 m³ diários, reforçando a importância da CEGÁS na distribuição de gás no estado.
Sobre a reunião: O termo foi assinado em uma reunião na sede da CEGÁS e contou com a presença de Miguel Nery, Diretor-Presidente da CEGÁS; Carlos Baldi, Presidente da Energia Pecém; José Gleylson Fernandes, Diretor Financeiro da Energia Pecém; Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da CEGÁS; Gustav Costa, Diretor Técnico e Comercial da CEGÁS; Cissa Maia, Assessora Especial da Diretoria da Presidência; Thais Melo, Gerente de Suprimentos e Transporte de Gás da CEGÁS; e Bárbara Bergamo, especialista da Mercurio.