Com gestão de referência em Caucaia, Valim se antecipa e declara apoio a Izolda

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A vitória do então deputado estadual Vítor Valim em Caucaia foi a grande supresa das eleições nunicipais de 2020. Na reta final, atropelou e venceu a disputa na segunda maior cidade do Ceará. Pouco tempo depois, no cotidiano da gestão, entendeu-se que aquela virada trouxe consigo um significado político mais relevante do que poderia imaginar o mais atento observador.

Caucaia tem o terceiro maior orçamento do Estado. Menor apenas que o orçamento do Estado e o da Capital. Possui um imenso território no qual está encravado a mais importante infraestrutura econômica do Ceará, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Seu litoral, a coloca como uma potência turística. Sua localização, dá-lhe importância comercial.

Não são fatos novos. Tais características já são velhas conhecidas. A diferença que agora se evidencia é a qualidade da gestão de Vítor Valim à frente da Prefeitura. Após uma longa sequência de gestões desastrosas, há hoje notórias evidências de que a cidade está sendo dirigida com inteligência técnica e política.

Noutro momento, trataremos de aspectos da gestão. Do ponto de vista da política, o prefeito dirige sua trajetória na busca do objetivo que mais importa: a própria gestão. Raro entre nós, é a compreensão de que a qualidade da gestão é que define a qualidade do político. É a gestão que estabelece o político de referência. Jamais o contrário.

Valim elegeu-se pelo insignificante Pros e logo entendeu que o melhor era ficar sem partido (por enquanto), valorizar a independência e ampliar o máximo possível o leque de conversas com as mais diversas forças políticas.

Eleito com um tom de oposição, Valim entendeu que prefeito não faz oposição. Prefeito gere.É essa a sua obrigação premente. Tal atitude permitiu que arestas políticas oriundas de seu tempo como parlamentar perdessem o peso e não influenciassem o cotidiano da gestão.

Não foi à toa que o espírito desarmado permitiu prosperar o diálogo administrativo de Caucaia com instâncias fundamentais para a gestão da cidade, como os governos estadual e federal. Evidentemente que tal postura de cooperação administrativa mútua garantiu o fluxo de projetos de interesse da cidade. E são muitos.

No entanto, em ano de eleição gerais a realidade e as demandas políticas se impõem. Livre de amarras, Valin avaliou que deveria antecipar sua posição em relação à disputa que se avizinha.

Errou feio quem imaginou que sua opção seria pela via da oposição. Para surpresa de muitos, o prefeito externou seu ponto de vista de forma clara e, considerando o momento, de forma corajosa. Afinal, ao marcar posição, opta por uma pré-candidatura que, por sua natureza “pré”, pode nem sequer se concretizar.

Valim declarou apoio à pré-candidatura da governadora Izolda Cela (PDT). No vídeo abaixo, a fala do prefeito, durante uma vista à Assembleia Legislativa, não deixa dúvidas quanto à sua posição. Detalhe: a defesa do ponto de vista é feita sem que seja necessário criticar qualquer outro postulante.

Não há dúvidas quanto ao peso político do fato. Um dos maiores problemas da aliança governista é justamente a Região Metropolitana de Fortaleza.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

STJ afasta dano moral automático por dados no cadastro positivo

Justiça determina que Itapipoca utilize apenas procuradores concursados em licitações

TST mantém justa causa de gerente da Ambev por “brincadeira” com bebida adulterada

Lula sanciona reajuste salarial de 2026 para Câmara, Senado e TCU e veta aumentos previstos até 2029

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter e ligado ao caso Master

Prefeitos do Nordeste articulam limite para cachês milionários em eventos com verba pública

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono